Unidades de medida (UdM)
As unidades de medida para armazenamento e emissão de itens de estoque podem depender do item propriamente dito ou do fornecedor. Os cabos, por exemplo, são geralmente medidos em metros. Os líquidos podem ser medidos em garrafas, barris ou galões. Os parafusos podem ser medidos por meio de caixas ou quilos/gramas.
As medições podem variar dentro da própria organização. Talvez você precise solicitar produtos de um fornecedor em caixas de 24 itens (a unidade de medida de compra). O inventário, por outro lado, armazena produtos como itens simples (unidade de medida de estoque).
Defina várias medidas para diferentes itens de compra e inventário. Todas as transações do sistema referentes ao armazenamento são baseadas em unidades de medida de inventário (a forma como os itens são realmente armazenados). Todas as quantidades citadas nas listas de materiais também são baseadas em unidades de medida de inventário.
Ao comprar itens em unidades de medida diferentes das utilizadas para armazená-los, converta a unidade de medida. Quando a unidade de medida de inventário e a unidade de medida de compra forem exatamente as mesmas, o fator de conversão será 1. Se forem diferentes, use a seguinte fórmula:
UdM de compra x conversão = UdM de emissão
(1 caixa de produtos x 10 = 10 produtos)
Quando o comprador envia ao fornecedor uma solicitação de cotação, este pode oferecer um preço com base em outra unidade, diferente da unidade de medida de compra (o que pode ser motivado, por exemplo, pelos descontos por volume). Esta é a UdM de cotação e, então, você precisará fornecer um fator de conversão entre a UdM de cotação e a UdM de compra ao criar a ordem ou a requisição de compra.