Localizações

Equipamentos são entidades para as quais você armazena dados e cria ordens de serviço. As localizações são os locais físicos de sistemas, posições e ativos. As localizações ficam no topo da hierarquia de equipamentos e, como outros equipamentos, podem ter elementos principais e secundários com muitos níveis secundários.

Equipamento > Localizações

Equipamentos são entidades para as quais você armazena dados e cria ordens de serviço. Os equipamentos podem ser de vários tipos, mas os quatro principais são localizações, sistemas, posições e ativos.

Localizações
Locais físicos de sistemas, posições e ativos. Por exemplo, um sistema de bombas está localizado na sala 104.
Sistemas
Conjuntos de posições ou ativos que trabalham juntos, de modo que, quando uma peça falha, todas são afetadas. Por exemplo, se uma bomba parar de funcionar, você deverá desligar todo o sistema de água para poder consertá-la.
Posições
Funções executadas por um tipo genérico de ativo. Por exemplo, a bomba que movimenta a água de um tanque para outro é uma posição funcional e pode ser alimentada por várias bombas físicas reais (ativos). As posições também são denominadas posições funcionais.
Ativos
Ativos: em geral, objetos físicos. Ativos são a unidade básica das informações de equipamentos e a menor unidade de controle dos investimentos de capital.

As localizações ficam no topo da hierarquia de equipamentos e, como outros equipamentos, podem ter elementos principais e secundários com muitos níveis secundários. Por exemplo, uma instalação pode ser o elemento principal de elementos secundários, como anexos, pisos e níveis. As localizações também podem ter dois significados diferentes. Uma localização pode indicar o local físico de um equipamento, como a bomba da sala de caldeiras 2. Outra localização pode ser o próprio equipamento, como a sala de caldeiras 2. Lembre-se sempre de que o equipamento preserva sua localização até que seja movido, ou seja, o equipamento pode estar apenas em um lugar de cada vez.

Localizações, sistemas, posições e ativos formam a hierarquia de informações do equipamento, sendo que as localizações ficam no topo da hierarquia e os ativos na base. Os dados são compartilhados entre os níveis da hierarquia de equipamentos. Por exemplo, os dados de uma ordem de serviço executada em um ativo também são armazenados nos equipamentos de posição, sistema e localização aos quais pertence o ativo. Esse compartilhamento de dados permite controlar os ativos e os respectivos desempenhos de modo detalhado e sob diferentes condições com o objetivo de avaliar o desempenho de todos os sistemas e também de avaliar o efeito que as localizações e as posições exercem sobre sistemas e ativos.

Defina como equipamentos as localizações de sua organização. Defina equipamentos principais e secundários para vincular custos e leituras do medidor. Um medidor físico é um dispositivo tangível, como o hodômetro de um carro, que mede uma determinada utilização do equipamento. Os medidores físicos têm limitações em termos da utilização que se pode monitorar antes que sejam zerados. Defina medidores físicos no formulário Medidores.

Os medidores lógicos registram o uso cumulativo de um equipamento durante toda a sua vida operacional. O valor previsto do medidor de uma ordem de serviço de manutenção preventiva se baseia sempre em um medidor lógico. Defina medidores lógicos na página Medidores dos formulários Ativos, Posições, Sistemas ou Localizações.