Peças

Crie peças para identificar as peças, os ativos e as ferramentas que podem ser colocados no inventário. Ao criar peças, você poderá classificar e categorizar as peças, identificá-las em série e especificar códigos tributários, informações sobre garantia, métodos de controle, compradores e fornecedores preferenciais para facilitar o processo de requisição e compra.

Materiais > Peças

A criação e o gerenciamento de informações sobre peças têm efeitos de longo alcance para os negócios. Depois de incluídas no banco de dados, as informações são usadas com frequência por compradores, funcionários de almoxarifados, planejadores, gerentes e outras pessoas em toda a organização.

Uma das principais considerações relacionadas à criação e ao gerenciamento de informações sobre peças é a escolha e a definição do método de determinação de preço para as peças. O sistema permite que você defina e inicie um estoque com diferentes tipos de preços e métodos de determinação de preço.

O preço médio reflete a média calculada dos preços de uma peça durante todo o ciclo de vida dessa peça. O último preço é o preço pago mais recentemente na compra de uma peça. O preço padrão é um preço fixo periodicamente ajustado, em geral extraído do catálogo do fornecedor. Você pode inserir os preços iniciais, mas o sistema irá reajustá-los à medida que começar registrar transações com a peça.

Preço base é o preço padrão usado para compra, caso a peça não esteja listada no catálogo do fornecedor. É também o preço utilizado para ordens de serviço, emissões de estoque e compras diretas que envolvam a peça. O preço base é sempre o preço médio, o último preço ou o preço padrão, dependendo do valor definido para o tipo de preço.

O sistema também permite definir e iniciar um estoque com os métodos de avaliação de estoque LIFO (Último a entrar - primeiro a sair) e/ou FIFO (Primeiro a entrar - primeiro a sair). LIFO e FIFO são tipos de preço baseados em tempo. A determinação de preço de inventário FIFO estabelece que se consumam os materiais comprados antes de usar os materiais comprados mais recentemente. A determinação de preço LIFO estabelece que os materiais comprados mais recentemente sejam utilizados antes dos materiais comprados primeiro.

Códigos de classe, categorias, unidades de medida, fornecedores e outras informações precisam ser definidas no sistema para que seja possível adicionar informações sobre peças ao banco de dados.