Registrar detalhes da matriz de transição de Markov

Registre as probabilidades de transição de um estado para outro e o peso atribuído a cada estado para determinar a integridade do equipamento. Depois que a matriz de probabilidade for concluída, clique em Gerar pontos de curva. Isso inicia o processo que cria novos pontos de curva automaticamente com base nas cadeias de Markov.

Uma cadeia de Markov é um modelo estocástico usado para determinar a probabilidade de o equipamento adquirir um estado ou integridade específicos depois de atingir determinados estado ou integridade em uma iteração anterior da cadeia. As alterações no estado do equipamento são chamadas de transições e as probabilidades de que o equipamento mude de estado são chamadas de probabilidades de transição. Supõe-se que o estado inicial do equipamento seja a integridade perfeita.

É possível adicionar zonas para diferenciar a deterioração de equipamento para períodos de tempo. Por exemplo, o equipamento pode ter uma curva de decaimento por cinco anos, mas uma curva de decaimento diferente para os próximos cinco anos.

Para selecionar as probabilidades de transição para diferentes estados, primeiro marque a caixa de seleção Cadeias de Markov na tela Curvas de decaimento e especifique o Número de estados.

  1. Selecione Equipamento > Classificações do equipamento > Curvas de decaimento.
  2. Selecione a curva de decaimento para a qual deseja definir detalhes da matriz de transição de Markov e clique na guia Matriz de transição de Markov.
  3. Especifique as probabilidades de transição de cada estado para outro como um número de 0 a 1.
  4. Clique em Adicionar nova zona para criar uma nova zona para a matriz de transição.
    Um novo conjunto de registros de probabilidade de transição será criado para a próxima zona superior para a curva de decaimento do cabeçalho. É possível ter, no máximo, 99 zonas.
  5. Clique em Remover a zona mais alta para remover o conjunto de probabilidades de transição associado à zona mais alta.
  6. Clique em Gerar pontos de curva para gerar os pontos de curva para a matriz de transição.
  7. Clique em Gerar matriz e pontos de curva para gerar a nova matriz de transição e os novos pontos de curva. O trabalho é processado em segundo plano porque pode levar tempo, dependendo da quantidade de registros históricos incluídos.
    Nota: Não é possível gerar automaticamente a matriz para curvas de decaimento baseadas em porcentagem. Para esses tipos de curva de decaimento, a matriz deve ser inserida manualmente.