Definição de regras empresariais do Flex

Defina regras empresariais do Flex ou instruções SQL para estabelecer regras de validação específicas para a sua organização. Você pode configurar uma ou mais instruções a serem processadas para eventos post-insert ou post-update.

O processamento de Flex SQL suporta instruções de consulta de dados (select) e de manipulação de dados (insert, update, delete). Siga as instruções de seleção (select) para executar uma condição de verificação.

São permitidos caracteres maiúsculos e minúsculos na instrução SQL. Porém, o símbolo de identificação de linha deve estar todo em maiúsculas ou todo em minúsculas (ou seja, :ROWID ou :rowid).

Todas as instruções Flex SQL exigem o uso de um símbolo :ROWID predefinido. Esse símbolo é o identificador de linha do banco de dados para o registro que está sendo processado na tabela especificada. Para cada registro da tabela afetada, a instrução é executada com a operação de inserção ou de atualização.

O comprimento máximo da instrução é de 4.000 caracteres. Não é necessário nenhum caractere de término (;) da instrução.

São permitidas instruções de manipulação de dados, mas não inicie um número infinito de etapas de ativação. Por exemplo, geralmente não é recomendável criar uma instrução Flex SQL que atualize a tabela base identificada no campo Tabela.

Nota:  A Infor EAM recomenda que você defina procedimentos Flex SQL junto com o consultor do Infor EAM.
  1. Selecione Administração > Configuração > formulário Regras de Flex Business.
  2. Clique em Novo registro.
  3. Especifique as seguintes informações:
    Tabela
    Especifique a tabela de banco de dados.
    Número sequencial
    Especifique o número sequencial da instrução Flex SQL.
    Ativador
    Selecione uma das seguintes opções:
    • Pós-inserção
    • Pós-atualização
    Instrução SQL
    Especifique a instrução SQL para a tabela de banco de dados selecionada.
    Mensagem de erro
    Especifique a mensagem de erro.
    Comentários
    Especifique os comentários relativos à instrução Flex SQL.
  4. Se preferir, marque a caixa de seleção Existência obrigatória se a instrução Flex SQL for obrigatória na tabela de banco de dados. Se a opção Existência obrigatória for selecionada, as instruções SQL serão executadas na ordem do número sequencial. Se uma instrução falhar, as restantes não serão executadas. Se não estiver selecionada a opção Existência obrigatória, cada instrução será executada separadamente.
  5. Opcionalmente, selecione a opção Encerrar após erro para encerrar a instrução caso ocorra um erro. Se a opção Encerrar após erro estiver selecionada, o valor do campo Mensagem de erro será retornado, as instruções SQL restantes não serão processadas e o comando Salvar que ativou o Flex SQL será cancelado.
  6. Se preferir, marque a caixa de seleção Código de retorno inverso para inverter automaticamente o valor retornado na conclusão da instrução, ou seja, Nulo se tornará Não nulo.
    A opção Código de retorno inverso é utilizada apenas com a opção Encerrar após erro.
  7. Se preferir, marque a caixa de seleção Ativo para definir o registro da instrução Flex SQL como ativo.
  8. Clique em Salvar registro.
    Nota: Registros sinalizados como Apenas dispositivo móvel não podem ser excluídos nessa tela. Você deve excluí-los no dispositivo móvel.

    Clique em Testar Flex SQL para verificar a validade da instrução SQL.