Parâmetros de materiais

Os parâmetros de materiais são relacionados a ativos, estoques e recursos de determinação de preço e devem ser definidos para que os recursos no aplicativo funcionem corretamente.

Defina valores dos parâmetros de materiais de acordo com a tabela a seguir.

Código Descrição Fixo
ASSETASS Este código indica se é necessário associar um ativo a peças controladas por ativo durante os recebimentos (R) ou durante a criação de uma ordem de compra (P). Não
AUTOPART

Este código determina se o sistema atualizará automaticamente a lista de Peças associadas.

Atualize a lista de Peças associadas para linhas aprovadas em um recebimento. Se AUTOPART for definido como AUTO, o sistema verificará se a peça recebida está associada a uma lista de Peças associadas do equipamento no momento em que o recebimento da ordem de compra for aprovado para uma ordem de serviço. Se a peça recebida não estiver associada a uma lista de Peças associadas do equipamento, o sistema adicionará a peça à lista utilizando a quantidade da transação como a quantidade de peças associadas.

Se a peça já estiver associada à lista de Peças associadas, o sistema atualizará a quantidade de peças nessa lista com a quantidade da transação, caso a quantidade da transação seja superior à quantidade existente na lista de Peças associadas. Se a quantidade da transação não for maior, o sistema não fará nenhuma atualização. Isso se aplica também às emissões, não apenas aos recebimentos.

Não
AUTOPNUM Este código indica se o sistema deve gerar números de peças automaticamente.

Exemplo: NÃO

Não
AUTOSTOK Este código indica se o sistema cria automaticamente registros nas tabelas R5STOCK e R5INSTOCK (+) para a coleta de dados.

Exemplo: Sim

Não
CHILDTXN Se o usuário emitir ou devolver uma peça controlada por ativo com uma peça secundária controlada por ativo, o sistema criará um registro da transação para a peça secundária com base na configuração de CHILDTXN. NÃO
DEFLDTIM O prazo de entrega padrão do item (em dias) a ser usado para calcular os campos Requisição solicitada antes de e Data de vencimento da OC. Não
DEFSTOCK Este código indica se os campos de gerenciamento de estoque (por exemplo, nível de reposição, mín./máx., nível da ordem etc.) deverão ser copiados do almoxarifado principal de nível mais alto para o almoxarifado secundário quando for criado um registro de estoque no almoxarifado secundário.

Exemplo: SIM

Não
DEFRQTP

Determina o tipo de linha padrão para as requisições. Especifique um status de usuário equivalente ao status de sistema de PS (Peças de estoque), PD (Compra direta) ou RE (Reparo externo) para a entidade PLTP. Por padrão, o tipo de linha é automaticamente definido como o status de usuário especificado.

Se DEFRQTP for nulo ou se você inserir um valor inválido, o tipo de linha de requisições será definido, por padrão, como o status de sistema PS.

Não
DEFUOM Unidade de medida básica de transações, como emissões e devoluções de almoxarifado. A alteração desse padrão não afetará os dados existentes. Contudo, a Infor recomenda enfaticamente a utilização de EA (cada) ou de PEC (peça, como uma peça individual) como unidade de medida básica devido ao mecanismo de peça controlada como ativo.

Exemplo: EA

Não
DELTMATL Exclua listas de materiais. Os valores válidos são Y e N. Y indica que o sistema removerá as listas temporárias de materiais ao concluir a ordem de serviço relacionada. Y também indica que, após a conclusão, os custos estimados de material não incluirão mais os dados das listas temporárias de materiais. N indica que o sistema não removerá as listas temporárias de materiais.

Exemplo: Y

Não
ENABLEOS URL do servidor de OneSource. Não
IPSUPP Determina o valor do campo Organização da peça quando uma nova peça é criada na interface de iProcure. Defina como H para preencher o campo Organização da peça de acordo com o cabeçalho da requisição ou da OC. Defina como S para preencher o campo Organização da peça de acordo com o Fornecedor. Defina como C para usar a organização comum especificada no parâmetro de instalação IPSUPPC.

Exemplo: H

Não
LOTNRG Geração de número de lote. Esse código indica como o Infor EAM deve gerar número de lote. Os valores válidos são T (a cada recebimento), P (somente peças controladas por lote) ou - (nenhum número de lote; o número de lote * é utilizado sempre). É possível alterar esse parâmetro em uma alteração ativa; entretanto, a Infor recomenda enfaticamente a definição de uma política de numeração de lotes antes da entrada de dados. A alteração desse valor não afetará os dados existentes.

Exemplo: P

Não
MOBSHWRV Especifique se o dispositivo móvel receberá as peças nas Linhas ativas de Recebimento da PO. Especifique YES para mostrar a quantidade de recebimento esperada. Especifique NO para ocultar a quantidade de recebimento. Não
OBSTCASC Este código indica se as alterações de status de I (Instalado) ou D (Retirado) do equipamento principal serão refletidas no equipamento secundário. Se definido como A, as alterações de status do equipamento principal serão refletidas em todos os elementos secundários. Se definido como D, as alterações de status do equipamento principal serão refletidas somente em elementos secundários dependentes. Não
OSTAXUSR Valor do nome de usuário de OneSource. Não
OSTAXPWD Valor da senha de OneSource. O usuário insere a senha do usuário de OneSource. Depois, clica em Salvar e, em seguida, o sistema criptografa o valor inserido. Não
OVERRECV Indica se você pode receber mais peças do que o número de peças originalmente pedido. Se for definido como YES, você poderá receber mais peças do que a quantidade pedida. Se for definido como NO, você não poderá receber mais peças do que a quantidade originalmente pedida. Não
DRCPTTO Este código indica se o sistema receberá materiais diretamente na plataforma, diretamente em almoxarifados ou conforme uma ordem de serviço.

Exemplo: STORE

Não
PICKONCE

Este código indica se o sistema pode emitir várias ordens de serviço referentes à mesma lista de pedidos.

Por exemplo, se esse parâmetro for definido como YES e você tiver uma lista de pedidos associada a uma ordem de serviço e a lista de pedidos incluir quatro itens e você tiver feito uma emissão para um único item da lista de pedidos, você não poderá mais fazer emissões com base nessa lista de pedidos. Se o parâmetro for definido como NO, você poderá fazer emissões com base nos três itens restantes da lista de pedidos.

Não
PLNDRQPO

Este código indica se requisições e totais de ordens de compra não aprovadas serão incluídos nos resumos de custos dos relatórios de projeto. Se o valor for ON, o sistema incluirá o custo das requisições ou das ordens de compra não aprovadas no cálculo do total exibido no campo Planejado no sistema, e também os custos estimados de ordens de serviço que ainda não estão vinculados a uma requisição ou ordem de compra.

Se o valor for OFF, o sistema não incluirá os custos de requisições ou de ordens de compra não aprovadas no cálculo do total exibido no campo Planejado no sistema. O valor do campo Planejado será calculado com base nos custos estimados das ordens de serviço.

As ordens de compra com status Aprovado serão exibidas no campo Pedido no sistema até que tenham o status Recebido. Entretanto, após o recebimento das ordens de compra, seus custos serão exibidos no campo Real e utilizados no cálculo do campo Estimativa de conclusão.

O sistema calcula a Estimativa p/ conclusão dos custos do projeto com base na seguinte fórmula:

Estimativa atual de conclusão – (Planejado + Real)

Não
POSTALLR

Status automático da entidade DOST para recebimentos completos de OC. Especifique um status de usuário equivalente ao status de sistema A (Aprovado) para a entidade DOST. O sistema alterará automaticamente o status da ordem de compra para o valor especificado quando todas as linhas da ordem de compra forem totalmente recebidas ou canceladas.

Se o status de cabeçalho da ordem de compra já estiver configurado com o status definido nesse parâmetro, o sistema não modificará o status da ordem de compra.

Nota: Se você tiver definido o parâmetro POSTALLR, as regras de processamento associadas ao parâmetro POSTALLR substituirão as regras do parâmetro POSTRECV.
Não
POSTRECV

Status automático da entidade DOST para recebimentos de OC. Especifique um status de usuário equivalente ao status de sistema A (Aprovado) para a entidade DOST. O sistema alterará automaticamente o status da ordem de compra para o valor especificado quando uma ou mais linhas da ordem de compra forem parcialmente recebidas.

Quando uma transação RECV for aprovada para uma peça associada a uma ordem de compra, o sistema atualizará o status de cabeçalho da ordem de compra, aplicando o status especificado.

Se o status de cabeçalho da ordem de compra já estiver configurado com o status definido nesse parâmetro, o sistema não modificará o status da ordem de compra.

Nota: Se você tiver definido o parâmetro POSTALLR, as regras de processamento associadas ao parâmetro POSTALLR substituirão as regras do parâmetro POSTRECV.

Exemplo: A

Não
PRICELEV Nível de preço. Esse código indica se os preços devem ser mantidos no nível da peça (preços de peça iguais para todos os almoxarifados) ou no nível do almoxarifado (a peça pode ter preços diferentes em almoxarifados diferentes). Os valores válidos são P e S. Uma vez em uso, essa configuração não pode ser alterada. Sim
PRICETIM

Atualizações da determinação de preço. Este código determina quando o sistema atualiza o preço unitário médio e o último preço de compra. Os valores válidos são I (calcular novo preço na aprovação da fatura) ou R (calcular novo preço na aprovação do recebimento com base nos preços da OC).

Os dados ficarão inconsistentes se você alterar esse valor. Depois de uma alteração, alguns preços ainda se basearão no mecanismo antigo, enquanto outros preços se basearão no novo mecanismo. Ao longo do tempo (em geral, o tempo necessário para a rotatividade completa do estoque), o mecanismo antigo será substituído pelo novo.

Se o tipo de preço de um registro de estoque na tabela R5STOCK for LIFO ou FIFO, Infor EAM calculará as atualizações da determinação de preço quando você aprovar um recebimento, independentemente da configuração desse parâmetro. Contudo, se a configuração desse parâmetro for I, Infor EAM calculará novamente as atualizações da determinação de preço quando você aprovar uma fatura e/ou uma nota de crédito/débito.

Nota: este parâmetro não é fixo. No entanto, a Infor desaconselha enfaticamente a alteração dessa configuração.

Exemplo: R

Não
PRICETYP

Esse código determina o valor padrão do Tipo de preço durante a criação de almoxarifados e indica a maneira como o sistema atribui preços aos materiais no nível do almoxarifado.

Os valores válidos são A para Preço médio, FIFO para Primeiro a entrar-Primeiro a sair, L para Último preço, LIFO para Último a entrar-Primeiro a sair e S para Preço padrão.

A determinação de preço LIFO ou FIFO é um método baseado no tempo, portanto, só defina PRICETYP como FIFO ou LIFO no registro de almoxarifado se tiver optado por manter os preços no nível do almoxarifado. (Consulte PRICELEV anteriormente nesta seção.)

Nota: este parâmetro não é fixo. No entanto, a Infor desaconselha enfaticamente a alteração da configuração de tipo de preço, pois os dados podem ficar inconsistentes. Consulte o parâmetro PRICETIM.

Exemplo: A

Não
PROJTRCK

Controle de orçamento de projetos. Esse código indica se os campos Área de custo, Centro de custo e Código de contas devem ser exibidos e ativados na guia Orçamentos do formulário Projeto. Os campos Área de custo, Centro de custo e Código de contas permitem controlar com mais exatidão os custos e os orçamentos de projetos, associando áreas de custo, centros de custo e códigos de contas aos códigos de orçamento, além de permitir que gerentes financeiros e de projeto acessem informações mais detalhadas sobre orçamentos nos relatórios de projetos.

Os campos Área de custo, Centro de custo e Código de contas estão vinculados às entidades PRCA (Áreas de custo), PRCC (Códigos de custo) e PCOA (Código de contas). Se necessário, você pode definir áreas de custo, códigos de custo e códigos de contas como códigos de usuário com base nas preferências de controle de orçamento de projeto no formulário Códigos de sistema.

Exemplo: ON

Não
RECVAUTO Este código indica se o sistema deve preencher automaticamente o campo de quantidade dos recebimentos de ordens de compra. Se RECVAUTO for definido como YES, o sistema preencherá automaticamente o campo Qtd. recebimento (UdM), na página Linhas ativas do formulário Recebimentos de OC, com a quantidade pendente de cada linha em um recebimento de ordem de compra. Se RECVAUTO for definido como NO, deverá ser inserido um valor manualmente para a quantidade de cada linha de recebimento.

Exemplo: SIM

Não
REQDESC Descrição de requisição padrão. A alteração desse valor não afetará os dados existentes.

Exemplo: Requisição

Não
RPPRCCAL Este código indica se os cálculos de preço devem ser feitos ao receber peças sobressalentes reparadas internamente.

Exemplo: NÃO

Não
RQSTALLR

Status automático da entidade RQST para recebimentos completos de OC. Especifique um status de usuário equivalente ao status de sistema A (Aprovado). O sistema alterará automaticamente o status da requisição para o valor especificado quando todas as linhas forem totalmente recebidas ou canceladas para um recebimento de OC.

Quando uma transação RECV for aprovada para uma peça associada a uma requisição de compra por meio de uma ordem de compra (o sistema não considera os recebimentos de requisições entre almoxarifados) e todas as linhas na requisição forem totalmente recebidas ou canceladas, o sistema atualizará o status de cabeçalho da requisição com o status especificado.

Se o status de cabeçalho da requisição já estiver configurado com o valor definido por esse parâmetro, o sistema não modificará o status. Da mesma forma, se todas as linhas de uma requisição forem canceladas e nenhuma das linhas tiver sido recebida, o sistema não considerará a configuração desse parâmetro.

Não
RQSTRECV

Status automático da entidade RQST para recebimentos de OC. Especifique um status de usuário equivalente ao status de sistema A (Aprovado). O sistema alterará automaticamente o status da requisição com o valor especificado quando, em um recebimento de OC, uma ou mais linhas forem parcialmente recebidas.

Quando uma transação RECV for aprovada para uma peça associada a uma requisição de compra por meio de uma ordem de compra (o sistema não considera os recebimentos de requisições entre almoxarifados), o sistema atualizará o cabeçalho da requisição com o status especificado.

Se o status de cabeçalho da requisição já estiver configurado com o valor definido por esse parâmetro, o sistema não modificará o status. Da mesma forma, se todas as linhas de uma requisição forem canceladas e nenhuma das linhas tiver sido recebida, o sistema não considerará a configuração desse parâmetro.

Exemplo: A

Não
RRISSWAR Este código indica se Infor EAM deverá gerar uma mensagem de aviso para verificar se será preciso criar uma ordem de serviço para uma peça com defeito ao emitir uma peça reparável no formulário Emitir/devolver peças.

Exemplo: SIM

Não
RTNANY

O parâmetro RTNANY indica se você pode devolver uma quantidade de peças maior que a quantidade originalmente emitida e/ou se o sistema permite ou não que você devolva peças para um almoxarifado diferente daquele que a emitiu.

Se RTNANY for definido como YES, você poderá devolver qualquer quantidade de peças para qualquer almoxarifado que tenha um registro da peça na guia Almoxarifados do formulário Peças (o sistema exige apenas que a peça tenha um registro no almoxarifado, não que a peça no almoxarifado tenha um registro de estoque-compartimento).

Se RTNANY for definido como NO, você não poderá devolver uma quantidade de peças maior que a quantidade da emissão original. O sistema permitirá apenas que você devolva a quantidade de peças originalmente emitida e para a entidade do mesmo almoxarifado, compartimento e lote.

Quando você emite uma peça, faz isso para uma entidade (ordem de serviço, equipamento etc.) a partir de um almoxarifado. Quando você devolve uma peça, faz isso a partir de uma entidade (ordem de serviço, equipamento etc.) para um almoxarifado.

Por exemplo, se RTNANY for definido como NO e você emitir 20 peças para uma ordem de serviço de um equipamento da OS, você só poderá devolver essas peças usando a ordem de serviço. Você não poderá devolvê-la diretamente do equipamento. O parâmetro RTNANY indica se é possível devolver uma quantidade de peças maior que a quantidade de peças originalmente emitida.

Se RTNANY for definido como YES, você poderá devolver uma quantidade de peças maior que a quantidade da emissão original. Se RTNANY for definido como NO, você não poderá devolver uma quantidade de peças maior que a quantidade da emissão original.

Não
SHOWQTY Este código indica se o sistema deve exibir a quantidade esperada de estoque físico do Infor EAM Mobile.

Exemplo: NÃO

Não
STTKDISC

Discrepâncias de estoque físico. Este código indica como o sistema processa as discrepâncias de estoque físico de peças controladas por ativo na finalização dos estoques físicos no formulário Estoque físico.

Os valores válidos são 1, 2 ou 3, sendo que 2 é o valor padrão. Esse valor pode ser alterado.

Se o valor for 1, o sistema ignorará as discrepâncias de estoque físico de peças controladas por ativo. Se o valor for 2, o sistema ignorará as discrepâncias de estoque físico de peças controladas por ativo, mas imprimirá as discrepâncias no documento de finalização. Se o valor for 3, o sistema desativará a assinatura da contagem de estoque de peças controladas por ativo.

Não