Definição de equipamentos lineares

O equipamento linear ocupa uma extensão de espaço, como uma rodovia interestadual ou uma ponte. Crie ordens de serviço para pontos ou segmentos específicos de registros de equipamentos lineares, possibilitando o controle de ordens de serviço, custos e eventos em todo o equipamento.

Após definir um registro de equipamento linear, adicione referências lineares.

Nota: Você pode editar os campos Comprimento do equipamento ou UdM de comprimento do equipamento de um registro de equipamento existente, desde que nenhuma referência linear fique fora do comprimento recém-especificado no campo UdM de referência.

Se você editar o comprimento de um registro de equipamento linear, pode ser que os registros de MP associados sejam editados automaticamente quando o parâmetro de instalação PMRVCTRL estiver definido como Não. Se o novo comprimento do equipamento coincidir ou estiver incluído no comprimento da MP, o campo Ponto final do registro de MP será automaticamente atualizado com base no novo comprimento do equipamento. Se o novo comprimento do equipamento ficar fora da extensão da MP, o registro da MP não será atualizado.

  1. Selecione uma destas opções:
    • Equipamento > Ativos
    • Equipamento > Posições
    • Equipamento > Sistemas
  2. Clique em Novo registro.
  3. Especifique as informações necessárias para definir o equipamento.
  4. Especifique as seguintes informações:
    Comprimento do equipamento
    Especifique o comprimento do equipamento.
    UdM de comprimento do equipamento
    Especifique a unidade de medida para o Comprimento do equipamento.
    UdM de referência linear
    Especifique a unidade de medida das referências lineares. A unidade de medida dos pontos inicial e final das ordens de serviço são definidos, por padrão, com base no campo UdM de referência linear. As referências lineares podem ter uma UdM diferente da UdM de Comprimento do equipamento. Por exemplo, se o sistema estiver integrado ao ESRI GIS, as unidades de mapeamento do equipamento poderão ser expressas em metros, mas as referências lineares, como placas de sinalização, talvez estejam definidas em quilômetros.
    Precisão da referência
    Especifique a quantidade de casas decimais a serem incluídas nas medições de referência linear.
    Nota: Se você não especificar a Precisão da referência, a precisão será definida automaticamente como 0.
    Referência geográfica
    Especifique uma referência geográfica para o equipamento.
    Direção de inspeção
    Especifique a direção típica na qual a inspeção de equipamento é realizada.
    Fluxo
    Especifique a direção típica na qual o processo flui.

    Por exemplo, você pode especificar a direção do tráfego de uma rua ou a direção na qual o óleo flui através de uma tubulação.

    Peso de custo linear
    Especifique um número para o custo ponderado do equipamento. Este atributo de peso determina a porcentagem dos custos de ordem de serviço atribuída ao equipamento quando os custos são transferidos do elemento secundário para o elemento principal.

    Por exemplo, um ativo ferroviário de uma cidade é compartilhado por duas linhas diferentes, e os custos de manutenção do ativo ferroviário devem ser aplicados a ambas as linhas. Sem o atributo de peso, todos os custos seriam transferidos para as duas linhas. Se você desejar dividir os custos igualmente para as duas linhas, pode inserir um peso de 1 para ambas as linhas.

  5. Clique em Salvar registro.