Definição de ativos de saúde
Defina os equipamentos de saúde da sua organização como ativos. Ativos e propriedades trabalham em conjunto para criar um sistema. Quando ativos e propriedades são vinculados para definir um sistema, o sistema inteiro é afetado por ações ou movimentos de uma parte individual. Por exemplo, se uma parte do equipamento quebrar, o sistema inteiro precisará ser colocado fora de serviço.
- Selecione Equipamento > Ativos de saúde.
- Clique em Novo registro.
- Especifique a Organização e uma descrição, o Ativo e uma descrição, o Departamento, o Status operacional e o Tipo.
-
Especifique as seguintes informações:
- Emprestado ao departamento
- Especifique o departamento ao qual o ativo foi emprestado.
- Departamento de OS da MP
- Especifique o departamento responsável pela ordem de serviço de MP, se for diferente de Departamento.
Nota: Se o departamento de Programações de MP e Ordens de serviço para padrões de manutenção estiver em branco, o departamento de OS de MP será usado para gerar ordens de trabalhos. Caso contrário, o Departamento será usado.
- Status
- Especifique o status do sistema. Os valores de status padrão incluem:
Opção Descrição À espera de compra Interage com o módulo de compras. Se os ativos forem reconhecidos durante a criação da ordem de compra, um ativo precisará ser criado no momento da geração da ordem de compra. O parâmetro de instalação ASSETASS determina quando os ativos são reconhecidos: no recebimento (R) ou na criação da ordem de compra (P). Em almoxarifado Reservado para novos ativos recebidos no almoxarifado de uma empresa. Selecione o valor de Status Em almoxarifado somente quando definir um ativo no almoxarifado do inventário. Instalado Atribuído quando um ativo está instalado e em operação na organização de negócios. Retirado Atribuído quando um ativo não está mais disponível para uso. Esse status não fica disponível durante a criação do ativo. A opção Data de retirada é preenchida automaticamente. - Código de nível crítico
- Especifique um código de nível crítico que indique a importância relativa do equipamento em relação à produção global de mercadorias ou de serviços para o seu sistema.
- Unidade do medidor
- Especifique a unidade de medida principal do ativo.
- Atribuído a
- Especifique o nome da pessoa responsável pelo ativo.
- Segurança
- Marque esta caixa de seleção para atender às medidas de segurança quando trabalhar com este equipamento.
- Temperatura monitorada
- Marque esta caixa de seleção se for necessário ou obrigatório monitorar a temperatura do equipamento.
- Fora de serviço
- Marque esta caixa de seleção se o ativo não for usado. A opção Data de retirada é preenchida automaticamente.
- Espaço de trabalho atual
- Opcionalmente, especifique o espaço de trabalho atual do ativo.
- Proprietário do calendário de reservas
- Especifique o proprietário do calendário de reservas que pode editar reservas de equipamento.
- Especifique a Classe, a Categoria, o Perfil, e o Código de custo.
- Especifique o Fabricante, o Modelo, o Número de série, a Versão do hardware, a Versão do software, a ID do ativo de compras, a ID do ativo biomédico, a Revisão, e o Fornecedor.
-
Especifique as seguintes informações:
- Código UMDNS
- Especifique o código que identifica o ativo no UMDNS (Universal Medical Device Nomenclature System™, Sistema universal de nomenclatura de equipamentos médicos), que é um sistema padrão de codificação computacional e nomenclatura internacional para dispositivos médicos.
- Site OEM/ID do sistema
- Especifique o site e/ou a identificação do sistema para empresas de serviços e fabricantes de equipamentos originais do ativo.
- Tipo de cobertura
- Selecione o tipo de cobertura de manutenção para o ativo. Selecione Calendário para indicar que a garantia se baseia na quantidade de dias utilizados ou Uso para indicar que ela se baseia no uso real.
- Especifique a Coordenada X, a Coordenada Y e a Coordenada Z para as quais os recursos do GIS devem aparecer.
- Marque a caixa de seleção Veículo se o ativo for um veículo.
-
Especifique a Peça, o Almoxarifado, o Compartimento e o Lote
Nota: Especifique somente peças que sejam controladas pelo ativo.
-
Especifique as seguintes informações:
- Isolamento
- Marque esta caixa de seleção se o equipamento do ativo estiver em conformidade com as regulamentações da OSHA em procedimentos de bloqueio/etiquetagem. Essa regulamentação garante que as máquinas sejam encerradas corretamente e que não sejam iniciadas novamente até a conclusão da manutenção ou do serviço realizado nelas.
- Equipamento de proteção individual
- Marque esta caixa de seleção se a OSHA exigir o uso de equipamento de proteção individual ao operar o equipamento para reduzir a exposição a riscos ou ferimentos.
- Espaço confinado
- Marque esta caixa de seleção se o equipamento estiver localizado em uma área definida como espaço confinado segundo as regulamentações da OSHA.
- Declaração de condições
- Marque esta caixa de seleção para indicar que o equipamento do ativo está relacionado à Declaração de condições conforme exigido pela Comissão conjunta.
- Programa de manutenção predial
- Marque esta caixa de seleção para indicar que o equipamento do ativo está inventariado no programa de manutenção predial.
- Confidencialidade HIPAA
- Marque esta caixa de seleção para indicar que o equipamento do ativo contém informações confidenciais sobre a saúde de pacientes e que precisa estar de acordo com as regulamentações.
- Especifique o Ativo principal e, em seguida, marque a caixa de seleção Dependente se o ativo for dependente do ativo principal, e marque a caixa de seleção Transferência de custo caso os custos devam ser transferidos para o ativo principal.
- Especifique a Transferência de custo e, em seguida, marque a caixa de seleção Dependente se o ativo for dependente da propriedade e marque a caixa de seleção Transferência de custo se for necessário transferir os custos para a propriedade principal do ativo secundário.
- Especifique o Tipo de propriedade, a Data de verificação do inventário, o Valor do equipamento, o Nº de OC externa, a Data de compra, a Data de recebimento original, a Última data de recebimento, a Data de instalação original, a Última data de instalação, o Custo de compra, a Data de início de operação, o Custo dos reparos necessários, o Valor de substituição, o Tipo de descarte, a Data do descarte
-
Especifique as seguintes informações:
- Índice de condição de instalação
- Especifique o FCI resultante com base nos detalhes da manutenção.
Custo dos reparos necessários/Valor de substituição atual = FCI
- Uso primário
- Especifique o uso primário do ativo.
- Ano de construção
- Especifique o ano em que o ativo foi construído.
- Área ocupada
- Especifique a área ocupada e a unidade de medida dessa área.
- Vida útil do serviço (anos)
- Especifique a vida útil do serviço do ativo.
- Avaliação de riscos
- Especifique o código de avaliação de risco para o equipamento.
Nota: Depois de responder à pesquisa de avaliação de risco, o sistema preenche automaticamente os campos Índice de avaliação de risco, Pontuação de avaliação de risco, Valores de avaliação de risco fora de sincronia, Valores de avaliação de risco calculados por último, Pesquisa de avaliação de risco atualizada por último e Configuração de avaliação de risco atualizada por último.
- Bloquear valores de avaliação de risco
- Marque esta caixa de seleção para bloquear os valores de classificação de confiabilidade do equipamento na guia Avaliação de risco da tela Equipamento.
Nota: Se a opção Bloquear valores de avaliação de risco for selecionada, o sistema não permitirá que o usuário modifique as respostas da pesquisa de avaliação de risco e calcule os valores de avaliação de risco do equipamento. O sistema também impedirá a seleção do equipamento para atualização no formulário Atualização em lote dos valores de classificação de equipamentos.
- Clique em Salvar registro.