Adição de programações de MP ao equipamento

Exiba e modifique a lista de programações de MP do equipamento, como ativos, posições ou sistemas, na guia Programações de MP do respectivo formulário de equipamento.

Adicione uma nova programação de MP ao registro de equipamento, altere a data de vencimento, desative uma programação de MP existente e exclua uma programação de MP da lista de programações de MP existentes para o equipamento. Quando você adiciona uma nova programação de MP a um registro de equipamento, o campo Organização da ordem de serviço assume como padrão a organização do equipamento se a organização não for comum. Sendo comum, escolha a organização específica para a qual devem ser geradas as ordens de serviço de MP.

O controle de revisão da MP não pode estar ativado, pois a alteração dos relacionamentos de programações de MP exige uma nova revisão da programação de MP. Se o controle de revisão de MP estiver ativado, a guia Programações de MP terá caráter apenas informativo.

Nota: Se você editar o comprimento de um registro de equipamento linear, pode ser que os registros de MP associados sejam editados automaticamente quando o parâmetro de instalação PMRVCTRL estiver definido como Não. Se o novo comprimento do equipamento coincidir ou estiver incluído no comprimento da MP, o campo Ponto final do registro de MP será automaticamente atualizado com base no novo comprimento do equipamento. Se o novo comprimento do equipamento ficar fora da extensão da MP, o registro de MP não será atualizado.
  1. Selecione uma destas opções:
    • Equipamento > Ativos
    • Equipamento > Posições
    • Equipamento > Sistemas
  2. Selecione o equipamento ao qual deseja adicionar uma programação de MP e, em seguida, clique na guia Programações de MP.
  3. Clique em Adicionar MP.
    Nota: Se o campo Organização da OS não for definido por padrão, será necessário especificar uma Organização da OS para ativar os outros campos do formulário.

    O campo Data da última ordem de serviço será preenchido automaticamente com a Data de vencimento da OS de MP atual. Se a ordem de serviço for uma MP duplicada, será exibida a data mais recente.

  4. Especifique o MP, o Departamento, a Localização, a Rota, a Classe de OS, o Código de custo, Atribuído a e o Supervisor.
  5. Especifique as seguintes informações:
    Executar a cada
    Especifique a duração do intervalo de tempo que precede a geração (pelo sistema) da próxima ordem de serviço de rotina de MP e, em seguida, selecione a unidade de medida no campo adjacente.
    Data de vencimento
    Especifique a data de vencimento da primeira ordem de serviço.
    Nota: Cada ordem de serviço determina a data de vencimento da OS seguinte. Se você atualizar a Data de vencimento na guia Programações de MP, a Data de vencimento da ordem de serviço será atualizada de modo que ela se torne posterior à data de conclusão da última ordem de serviço. O intervalo será adicionado à Data de vencimento especificada na guia Programações de MP até que seja atingida uma data posterior à última data de conclusão. Futuras datas de vencimento são aceitas sem validação.
    Início do período ocioso
    Especifique a data em que começa o período ocioso de todas as ordens de serviço de MP do equipamento.
    Fim do período ocioso
    Especifique a data em que termina o período ocioso de todas as ordens de serviço de MP do equipamento.
    Reutilizar período ocioso
    Selecione para utilizar anualmente o mesmo período ocioso especificado para todas as ordens de serviço de MP do equipamento. Decorrido o período ocioso do equipamento, as datas especificadas como Início per. ocioso e Fim período ocioso serão atualizadas automaticamente com datas futuras. Além disso, o período ocioso especificado será o período ocioso padrão de qualquer novo registro de equipamento de MP.
    Conjunto de pontos de teste
    Especifique o conjunto de pontos de teste para calibração do equipamento.
    Nota: Se a ordem de serviço for uma OS de calibração, os pontos de teste do registro de equipamento especificado serão copiados para a ordem de serviço quando ela for emitida. Os pontos de teste relacionados ao Conjunto de pontos de teste selecionado serão copiados.
    Incluir não conformidades
    Selecionar para incluir observações novas para uma reinspeção das não conformidades existentes.
    Apenas não conformidades vencidas
    Selecione para incluir somente observações novas criadas para as não conformidades vencidas para inspeção.
    Nota: O inspetor não verá as não conformidades na ordem de serviço que estão presentes, mas não estão vencidas para inspeção. O inspetor pode se confundir se, durante a inspeção, perceber que essas não conformidades não estão na lista, o que pode gerar não conformidades duplicadas
    Tipo de MP
    Selecione uma destas opções:
    Opção Descrição
    Fixo Selecione para emitir a MP com base em uma programação fixa, que tanto pode ser a leitura quanto a data de vencimento original da MP.
    Variável Selecione para emitir a MP com base em uma programação variável, ou seja, baseada na leitura ou na data em que a última MP foi concluída.
    Duplicado Selecione para permitir que várias ordens de serviço de MP sejam abertas simultaneamente.
    Nota: Selecionar Duplicado como tipo de MP permite criar uma exceção à regra, estabelecendo que um equipamento de MP poderá ter apenas uma ordem de serviço de MP de cada vez.
    Data de desativação
    Especifique uma data após a qual deverá ser descontinuada a geração de futuras ordens de serviço de MP.
    Intervalo do medidor
    Especifique a duração do intervalo de tempo, indicando a frequência com que a MP deve ser realizada. Em seguida, especifique a unidade de medida do intervalo do medidor.
    Data fim do medidor
    Especifique o valor da próxima leitura para a primeira ordem de serviço.
    Nota: Cada ordem de serviço determina a próxima leitura da ordem de serviço seguinte. Se você atualizar a Data fim do medidor na guia Programações de MP, a Data fim do medidor da ordem de serviço será atualizada de modo que a próxima leitura seja posterior à leitura da última ordem de serviço concluída. O intervalo é adicionado à Data fim do medidor especificada na guia Equipamento até que seja atingida uma leitura posterior à leitura obtida na última ordem de serviço concluída. Futuras leituras são aceitas sem validação.
    Intervalo do medidor 2
    Especifique a duração do intervalo de tempo, indicando a frequência com que a MP deve ser realizada. Em seguida, especifique a unidade de medida do intervalo do medidor.
    Data fim do medidor 2
    Especifique o valor da próxima leitura para a primeira ordem de serviço.
    Nota: Especifique mais de um intervalo de medidores para uma MP. Por exemplo, troque o óleo de um caminhão a cada 4.800 km, de acordo com o Intervalo do medidor, e troque o óleo do mesmo caminhão após 720 horas de funcionamento, de acordo com o Intervalo do medidor 2. É preciso especificar um valor no campo Intervalo do medidor para poder especificar um valor no campo Intervalo do medidor 2.
    Executar em
    Especifique a semana do mês e o dia da semana para execução do trabalho no equipamento, como segunda terça-feira do mês. Selecione Última para lidar com cenários nos quais existem cinco semanas em um mês. A data de vencimento é definida, por padrão, como a última semana do mês.
    Nota:  A opção Executar em está disponível somente para PMs duplicados, não podendo ser acessada para frequências diárias ou semanais.
  6. Especifique os detalhes da referência linear.
  7. Clique em Enviar.