Inserção de dados de depreciação

Digite os dados básicos de depreciação do equipamento. As taxas de depreciação são calculadas com base nas informações inseridas.

Consulte estes tópicos:

Crie várias programações de depreciação para um único equipamento conforme necessário. Por exemplo, é preciso reportar informações de depreciação de um refrigerador para o GAAP e para um órgão estadual. O GAAP exige a utilização do método linha direta, mas a agência estadual exige a utilização do método balanço de inclinação dupla. Crie uma programação de depreciação para o refrigerador usando o tipo GAAP e o método Linha direta, e crie uma segunda programação de depreciação com o tipo agência estadual e o método balanço de inclinação dupla.

Ao atualizar o Valor inicial, a Vida útil restante, a unidade de medida ou o Valor residual, os valores de depreciação serão recalculados automaticamente.

Nota: Também é possível recalcular manualmente valores de depreciação para todos os registros de equipamento em uma organização para a qual foram definidos dados de depreciação por meio de um clique em Recalcular detalhes de depreciação na página Exercícios fiscais do formulário Organizações.
  1. Selecione uma destas opções:
    • Equipamento > Ativos
    • Equipamento > Posições
    • Equipamento > Sistemas
  2. Selecione o ativo, a posição ou o sistema para o qual deseja inserir dados de depreciação e, em seguida, clique na guia Depreciação.
  3. Clique em Adicionar tipo de depreciação.
  4. Especifique as seguintes informações:
    Método de depreciação
    Selecione o método de depreciação para a programação de depreciação.
    Valor inicial
    Especifique o valor inicial do ativo.
    Vida útil restante
    Especifique a vida útil restante do ativo e, no campo adjacente, selecione a unidade de medida da vida útil restante. Se selecionar Dias ou Meses como unidade de medida, especifique a vida útil restante como um número inteiro positivo. Se selecionar Semanas, Meses, Trimestres ou Anos, você poderá especificar a vida útil restante com um valor decimal.
    Nota: Ao selecionar Semanas, Meses, Trimestres ou Anos como unidade de medida, a vida útil restante deverá ser convertida para o número de dias a fim de calcular as despesas de depreciação. Os meses podem ser automaticamente convertidos para o número apropriado de dias correspondentes sem realizar nenhum cálculo. Ao selecionar Semanas, Trimestres ou Anos, a unidade de medida deverá ser convertida em dias ou meses para determinar o número correspondente de dias.

    Consulte estes termos para obter mais informações:

    Opção Descrição
    Semanas A vida útil restante deve ser convertida em dias. O número especificado é multiplicado por 7 para determinar o número equivalente de dias, e o resultado é arredondado para o número inteiro positivo mais próximo. Por exemplo, 1 semana x 7 = 7 dias, que é arredondado para 1 dia.
    Trimestres A vida útil restante deve ser convertida em meses. O número especificado é multiplicado por 3 para determinar o número de meses e arredondado para o número inteiro positivo mais próximo. Por exemplo, 4 trimestres x 3 = 1,2 meses, que é arredondado para 2 meses.
    Anos A vida útil restante deve ser convertida em meses. O número especificado é multiplicado por 12 para determinar o número de meses e arredondado para o número inteiro positivo mais próximo. Por exemplo, 4 anos x 12 = 4,8 meses, que é arredondado para 5 meses.
    Início relativo
    Especifique o início relativo para a quantidade de tempo entre a data de início de operação e quando ocorre o evento de depreciação.
    UdM de início relativo
    Especifique a unidade de medida (UdM) para a data de início relativo.

    Por exemplo, se o Início relativo for definido como 5 e a UdM de início relativo for definida como anos, o evento de depreciação ocorrerá cinco anos após a data de início de operação do equipamento.

    Valor residual
    Especifique o valor estimado do ativo no final de sua vida útil.
    Estimativa de saídas durante a vida útil
    Especifique a estimativa de unidades de saída que o equipamento produzirá durante sua vida útil, caso tenha selecionado Unidades de saída como Método de depreciação.
    Categoria de depreciação
    Selecione a categoria de depreciação.
    Tipo de depreciação
    Selecione um tipo de depreciação.
    Nota: Os tipos de depreciação são vinculados à entidade DETP para a qual você deve definir os códigos de tipo de depreciação. Entre em contato com o administrador do sistema para obter mais informações.
    Data inicial
    Especifique a data de início para calcular a depreciação.
    Relativo ao Início de operação
    Se o tipo de depreciação for Diminuir valor, marque essa caixa de seleção para disponibilizar o campo Valor do componente original.

    Esse campo pode ser usado para calcular a depreciação da data de início de operação até a data final de um componente sendo removido do ativo que representa uma parte significativa do valor total do ativo.

    A fração representada pelo Valor do componente original (o Valor de componente dividido pelo Valor inicial é calculado quando a Categoria de depreciação é Início da operação), que é multiplicada pelo Valor contábil atual. O campo Alterar valor será atualizado para a fração do Valor contábil atual com base no Valor do componente original.

    Alterar valor
    Especifique um valor pelo qual deseja alterar o Valor inicial do ativo se a Categoria de depreciação for Aumentar valor ou Diminuir valor.
    Alterar vida útil
    Especifique o valor pelo qual deseja alterar a Vida útil restante do ativo se a Categoria de depreciação for Aumentar vida ou Diminuir vida.
    Alterar saída de tempo de vida estimado
    Especifique o valor pelo qual deseja alterar a Saída de vida útil estimada do ativo se a Categoria de depreciação for Aumentar saída de vida útil estimada ou Diminuir saída de vida útil estimada.
    Valor do componente original
    Especifique o valor do componente original.

    O Valor do componente original é depreciado da Data início oper. até a Data inicial, utilizando o método de depreciação definido. O valor do campo Alterar valor será atualizado com o valor de Valor do componente original depreciado, e o novo Valor inicial será acrescido com o valor de Alterar valor.

    Notas
    Especifique detalhes adicionais sobre a depreciação do equipamento.
  5. Clique em Enviar.