Criação de peças
Crie peças para identificar as peças, os ativos e as ferramentas que podem ser colocados no inventário. Ao criar peças, você poderá classificar e categorizar as peças, identificá-las em série e especificar códigos tributários, informações sobre garantia, métodos de controle, compradores e fornecedores preferenciais para facilitar o processo de requisição e compra. Poderá também designá-las como peças controladas de reposição. As peças controladas de reposição são emitidas e devolvidas como peças regulares. Porém, uma peça controlada de reposição também pode ser reparada ou recondicionada da mesma forma que um equipamento. Quando uma peça é identificada como peça controlada de reposição, você pode definir detalhes do reparo no formulário Peças para indicar como a peça deve ser reparada. As peças controladas de reposição podem ser reparadas internamente, em ordens de serviço, ou externamente, em ordens de compra.
O nível da determinação de preço de uma peça é definido no nível da peça ou no nível do estoque, mas os preços são sempre definidos no formulário Peças. A determinação no nível do preço é definida pelo parâmetro de instalação PRICELEV. Se o parâmetro de instalação PRICELEV estiver definido como P, defina os preços no nível da peça. Se PRICELEV estiver definido como S, defina os preços no nível do almoxarifado.
Se PRICELEV estiver definido como P e você não utilizar segurança multiorganizacional (SMO), defina os preços na página Exibição de registro do formulário Peças. Se definir o parâmetro de instalação PRICELEV como P e utilizar SMO, os preços deverão ser definidos na página Preços do formulário Peças.
Se PRICELEV for definido como S, os preços deverão ser definidos na página Almoxarifados do formulário Peças, esteja você usando ou não a SMO.
Se você estiver usando FIFO ou LIFO como método de determinação de preço, PRICELEV deverá ser definido como S. Na determinação de preço LIFO/FIFO, o sistema cria uma transação de recebimento, que atualiza e insere registros automaticamente nas tabelas R5BINSTOCK e R5FIFO quando você recebe uma peça no almoxarifado, para assegurar que o preço unitário apropriado seja utilizado em cada uma das transações subsequentes. Como as transações de recebimento exigem um fornecedor, o sistema insere automaticamente um asterisco (*) como o fornecedor do recebimento.
Consulte O que é a avaliação de inventário baseado em tempo (LIFO/FIFO).
O parâmetro de instalação PRICETYP é fixo e determina o tipo de preço padrão utilizado para processar transações de peças do almoxarifado. O valor padrão de PRICETYP é A (preço médio). O administrador do sistema pode definir PRICETYP como S (preço padrão), L (último preço), LIFO (último a entrar-primeiro a sair) ou FIFO (primeiro a entrar-primeiro a sair), dependendo da configuração do parâmetro de instalação PRICELEV.