Criação de detalhes do reparo de peças controladas de reposição que devem ser reparadas internamente
Crie detalhes do reparo de peças controladas de reposição a serem reparadas internamente em ordens de serviço do tipo Peça reparável. Se você optar pela geração de ordens de serviço de peças de reposição reparáveis no formulário Gerar/emitir OSs, o sistema verificará se há uma Qtd. reposição especificada para as peças em inventário, cujos detalhes de reparo foram inseridos. Se houver, o sistema gerará uma ordem de serviço para a peça de reposição reparável com base nos detalhes de reparo especificados para a peça.
O sistema atualiza o registro de estoque da peça no almoxarifado selecionado, aplicando os detalhes do reparo.
Para criar detalhes do reparo de peças controladas de reposição que devem ser reparadas internamente:
- Selecione Materiais > Peças.
- Selecione a peça para a qual deseja criar detalhes de reparo e, em seguida, clique na guia Detalhes do reparo.
- Selecione o almoxarifado para o qual deseja criar detalhes de reparo desta peça controlada de reposição.
-
Especifique as seguintes informações:
- Reparo interno
- Selecione esta opção para reparar a peça internamente.
Nota: Se você selecionar a opção Reparo externo depois de salvar os detalhes do reparo como um reparo interno, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação, perguntando se você deseja continuar. Caso você opte por continuar, o sistema limpará os campos Equipamento da OS, Departamento e OS padrão. O sistema ativará os campos Fornecedor, Prazo de entrega (dias) e Qtd. mínima de reparo.
- Equipamento da OS
- Especifique o equipamento da ordem de serviço de peça controlada de reposição.
- Departamento
- Especifique o departamento da ordem de serviço de reparo.
Nota: Se digitar um valor no campo Equipamento da OS, o sistema preencherá automaticamente o campo Departamento. Modifique o Departamento conforme necessário.
- OS padrão
- Especifique a ordem de serviço padrão para o reparo da peça.
- Preço de reparo interno
- Especifique o custo para reparar a peça internamente. O sistema preenche automaticamente o campo Valor intrínseco com o valor inserido na guia Almoxarifados.
- Compartimento de reposição padrão
- Especifique o compartimento de reposição padrão para o qual deseja devolver a peça controlada de reposição que está com defeito.
Se você especificar um Compartimento de reposição padrão, o sistema devolverá automaticamente a peça controlada de reposição com defeito para a localização de compartimento especificada quando você devolver a peça para reparo, independentemente do formulário utilizado para devolução de peças para reparo.
Nota: A Infor recomenda enfaticamente o uso do recurso Compartimento de reposição padrão para reduzir a quantidade de etapas manuais necessárias ao gerenciamento de dados de peças controladas de reposição. A especificação de um Compartimento de reposição padrão nos detalhes do reparo elimina a necessidade de entrada manual de uma localização de compartimento para a efetiva devolução de peças com defeito enviadas para reparo. - Usar método de estoque
- Selecione esta opção para gerar a quantidade a ser reparada com base no método de estoque padrão especificado para a peça em estoque.
Se você selecionar a opção Usar método de estoque, o sistema calculará a Quantidade a ser reparada com base no método de reposição de estoque definido para a peça no almoxarifado que a mantém. Por exemplo, você selecionou Mín./máx. como método de estoque para a peça e especificou 5 como a Quantidade mínima e 10 como a Quantidade máxima da peça. A Quantidade atualmente disponível da peça é 4 e a Qtd. reposição é 9. Ao gerar uma ordem de serviço de reparo interno para a peça, o sistema calculará a Qtd. reposição como sendo de 6 peças, e não de 9, de maneira a atualizar a Qtd. disponível no estoque até o máximo especificado de 10.
A Qtd. reposição representa o número total de peças de reposição com defeito atualmente em um almoxarifado. O sistema calcula a Quantidade a ser reparada, que é a quantidade total de peças que precisam ser reparadas. Esse total pode ser inferior à Qtd. reposição, dependendo dos níveis atuais de estoque/reparo da peça.
- Atribuir automaticamente
- Selecione esta opção para indicar que, ao gerar uma ordem de serviço ou uma requisição de peça de reposição reparável, o sistema atribuirá automaticamente peças para reparo no Compartimento de reposição padrão especificado.
Se você selecionar a opção Atribuir automaticamente, o sistema, ao gerar ordens de serviço ou requisições de reparo, tentará atribuir a quantidade de peças no campo Quantidade a ser reparada com base no Compartimento de reposição padrão especificado. Se houver peças a serem reparadas no Compartimento de reposição padrão, o sistema atribuirá automaticamente, à ordem de serviço ou à requisição, primeiro as peças da localização de compartimento. Quando o sistema atribuir todas as peças para reparo localizadas no Compartimento de reposição padrão, ou se nenhuma peça for localizada nesse compartimento, o sistema verificará peças em outras localizações de compartimento para atribuí-las à ordem de serviço ou à requisição.
Nota: O processo de atribuição de uma peça controlada de reposição indica uma localização de compartimento do qual deve ser retirada uma peça para reparo, e não um local onde colocar uma peça para reparo.
-
Clique em Enviar.
Nota: Se utilizar LIFO/FIFO como o método de determinação de preço e o parâmetro de instalação RPPRCCAL estiver definido como NO, o sistema protegerá o preço de reparo interno e registrará o preço base da peça na tabela R5FIFO.