Transferência de peças sem requisições

Transfira peças entre almoxarifados sem criar uma requisição. As peças transferidas com o formulário Transferência rápida entre almoxarifados nunca recebem o status Em trânsito. Como esse recurso de controle não é usado nesse tipo de transferência, as transferências rápidas entre almoxarifados devem ser reservadas para movimentações muito rápidas de materiais. As quantidades disponíveis nos depósitos de emissão e de recebimento são imediatamente ajustadas depois que o sistema salva a transação.

Quando você transfere peças entre almoxarifados, o sistema cria, no almoxarifado de recebimento, um registro de estoque da peça transferida, no qual o tipo de preço define como padrão o tipo de preço do almoxarifado de recebimento. Por padrão, o tipo de preço de um almoxarifado é definido pelo parâmetro de instalação PRICELEV, mas é possível modificar o tipo de preço de cada almoxarifado, conforme o necessário.

Utilize o formulário Transferência rápida entre almoxarifados, defina um cabeçalho de transferência e adicione quantos registros de peças forem necessários para as peças a serem transferidas. Para editar registros de peças antes de submeter a transação, selecione a peça na lista Detalhes da transação. O sistema exibirá o registro da peça na seção de detalhes, onde você poderá editar as informações sobre a transferência, conforme o necessário.

Nota: Se você utilizar segurança multiorganizacional, só será possível transferir peças entre almoxarifados sem requisições, usando o formulário Transferência rápida entre almoxarifados, se os almoxarifados envolvidos estiverem na mesma organização, e isto se as peças pertencerem à organização comum, e se as organizações tiverem a mesma moeda.

Para transferir peças sem requisições:

  1. Selecione Materiais > Transações > Transferência rápida entre almoxarifados.
  2. Especifique as seguintes informações:
    Descrição da transferência
    Especifique uma descrição da transferência.
    Almoxarifado de origem
    Especifique o almoxarifado de onde as peças serão transferidas.
    Nota: Se um Compartimento padrão for definido para o Almoxarifado de origem, o sistema preencherá o Compartimento de origem com o Compartimento padrão e preencherá os campos Quantidade disponível e Qtd. reposição com base no Compartimento de origem. O sistema também preencherá o campo Compartimento.
    Almoxarifado de destino
    Especifique o almoxarifado para o qual as peças serão transferidas.
  3. Clique em Adicionar peça.
  4. Especifique as seguintes informações:
    Peça
    Especifique a peça a ser transferida. O sistema preenche automaticamente os campos Compartimento de origem, Compartimento de destino, Lote, Preço e Qtd. disponível. Se a Peça selecionada for uma peça controlada de reposição, o sistema ativará o campo Transferir qtd. reposição e preencherá o campo Qtd. reposição com a quantidade de peças designadas para reparo no Compartimento de origem.
    Nota: O valor exibido no campo Quantidade disponível indica a quantidade de peça que, no momento, está disponível no compartimento de destino e no lote especificados, o que é igual à quantidade disponível menos qualquer quantidade da peça atualmente alocada em qualquer ordem de serviço.

    Se você excluir o Compartimento de origem, o sistema limpará o campo Lote e calculará a Quantidade disponível e a Qtd. reposição para o Almoxarifado de origem, que é a soma das quantidades da peça em todos os compartimentos do Almoxarifado de origem.

    O sistema calculará a Qtd. reposição como sendo a diferença entre a quantidade de reparos do Compartimento de origem e a quantidade de peças atribuídas na página Peças reparáveis de uma ordem de serviço de peças de reposição reparáveis e a quantidade de peças atualmente nas requisições de reparo externo.

    Condição
    Especifique a condição, caso se trate de uma peça principal controlada. Se a peça selecionada for uma peça secundária controlada por condição, o sistema preencherá automaticamente o campo Condição.
    Compartimento de origem
    Modifique o compartimento do qual a peça será transferida, se necessário. Se você modificar o Compartimento de origem, o sistema removerá a peça.
    Compartimento de destino
    Modifique o compartimento para o qual a peça será transferida, se necessário. Se você modificar o compartimento de destino, o sistema removerá a peça.
    Lote
    Modifique o lote da peça a ser transferida, se necessário. Se você modificar o lote, o sistema removerá a peça.
    Preço
    Modifique o preço da peça a ser transferida, se necessário. Se você modificar o preço, o sistema removerá a peça.
    Nota: Se o parâmetro PRICELEV for definido como S, o sistema preencherá automaticamente o campo Preço com o preço base da peça no almoxarifado de recebimento.
    ID do ativo
    Especifique o código de identificação do ativo associado à peça a ser transferida. Se a peça for controlada como ativo, o sistema ativará o campo ID do ativo e você precisará especificar um número de ID de ativo para a peça antes de especificar valores no campo Quantidade disponível para transferência ou Transferir qtd. reposição.
    Quantidade disponível para transferência
    Especifique o número de peças a ser transferido da quantidade de peças disponíveis no Almoxarifado de origem.
    Nota: Se a peça for uma peça de ativo, você só poderá transferir uma peça de cada vez. O sistema automaticamente exibirá "1" como a quantidade de transferência de peças de ativo. Quantidade disponível mostra quantas peças estão disponíveis no almoxarifado, no compartimento e no lote.
    Transferir qtd. reposição
    Especifique a quantidade de peças a serem transferidas do total de peças designadas para reparo no Almoxarifado de origem.
    Nota: É possível especificar um valor no campo Quantidade disponível para transferência ou no campo Transferir qtd. reposição, mas não nos dois campos. Quando um valor é especificado no campo Quantidade disponível para transferência ou no campo Transferir qtd. reposição, o sistema protege o campo que não for preenchido.

    Se você especificar Transferir qtd. reposição, o sistema limpará os campos Compartimento de origem, Compartimento de destino, ID do ativo, Número de série, Lote e Data de validade e você precisará especificar os valores desses campos.

    Se um Compartimento padrão estiver definido para o Almoxarifado de destino e você não tiver especificado um valor no campo Transferir qtd. reposição, o sistema preencherá o campo Compartimento de destino com o Compartimento padrão.

    Se nenhum Compartimento padrão for definido para a peça no Almoxarifado de destino e você não tiver especificado um valor no campo Transferir qtd. reposição, o sistema preencherá o campo Compartimento de destino se mais de um registro de estoque de compartimento for definido para a peça no Almoxarifado de destino. Se mais de um registro de compartimento-estoque for definido para a peça no Almoxarifado de destino, o sistema deixará em branco o campo Compartimento de destino. Se você tiver definido apenas um registro de estoque-compartimento para a peça no Almoxarifado de destino, o sistema preencherá o campo Compartimento de destino com o Compartimento do registro de estoque-compartimento.

  5. Clique em Adicionar à lista.
  6. Clique em Enviar transação. O sistema ajusta imediatamente as quantidades disponíveis nos almoxarifados de envio e de recebimento.