Passo 3: Recuperar linhas de OC pendentes (ignorar guia de remessa)

Após criar o cabeçalho de recebimento de OC, recupere linhas de OC pendentes na página Linhas ativas. Se você tiver especificado uma ordem de compra no cabeçalho de recebimento, o sistema exibirá todas as linhas de peça pendentes da ordem de compra selecionada. Se tiver especificado um fornecedor e um almoxarifado no cabeçalho de recebimento, o sistema exibirá todas as linhas de peças pendentes em todas as ordens de compra dessa combinação de fornecedor e almoxarifado.

Se você estiver recebendo uma peça controlada por ativo, o sistema exibirá a peça em quantidades de 1. Por exemplo, se você receber cinco motores que são controlados por ativo, o sistema exibirá os motores em cinco linhas separadas.

  1. Selecione Materiais > Transações > Recebimentos de OC.
  2. Selecione o recebimento de OC para o qual deseja recuperar linhas de OC e, em seguida, clique na guia Linhas ativas.
  3. Clique em Recuperar peças (Ignorar guia de remessa). O sistema preenche a lista Linhas ativas com as linhas de peça pendentes, com base nas informações especificadas no cabeçalho de recebimento de OC.
    Nota:  Se a linha de ordem de compra para a qual você está recebendo peças estiver associada a uma ordem de serviço de vários equipamentos, o sistema preencherá os campos Equipamento, Organização do equipamento e Ordem de serviço relacionada com os valores da linha de ordem de compra; esses campos ficarão protegidos.

    Para recuperar várias peças, clique em Recuperar várias peças e selecione as peças a serem recuperadas. Opcionalmente, altere o campo Qtd. recebimento (UdM).

    Para remover linhas individuais da lista Linhas ativas, selecione a linha na lista e, em seguida, clique em Cancelar linha. O sistema cancela o registro e atualiza a lista Linhas ativas. As linhas permanecerão pendentes e você poderá atribuí-las em futuros recebimentos de OC.

    Para remover várias linhas, clique em Cancelar várias linhas.

    Para desfazer a remoção de uma linha da lista Linhas ativas, clique em Desfazer cancelamento de linha. O sistema altera o status da linha para Incompleto, caso a linha tenha o status Cancelado.

  4. Selecione a linha de peça para a qual deseja especificar detalhes da linha. O sistema preenche as informações da peça, incluindo a Condição, com base na ordem de compra na seção Detalhes da linha ativa.
    Nota: Se o parâmetro de instalação PDRCPTTO for definido como WO, o sistema selecionará automaticamente a opção Direto para OS. Se PDRCPTTO for definido como HELD, o sistema não selecionará automaticamente a opção Direto para OS.

    Se a peça for controlada por lote, o campo Por lote será selecionado e protegido.

  5. Verifique a quantidade de peças recebidas para cada linha e edite as informações de cada peça no recebimento conforme necessário.
  6. Especifique as seguintes informações:
    Condição de reparo
    Especifique a condição de reparo, caso se trate de uma peça controlada para reparo externo.
    Compartimento
    Edite o número do compartimento da peça.
    Nota: Se, no registro da peça, você tiver definido um compartimento padrão para a peça no almoxarifado, o sistema preencherá automaticamente o campo Compartimento com esse compartimento padrão.

    Se a peça for para reparo externo e controlada por condição, o sistema preenche automaticamente o campo Compartimento com o compartimento padrão para a peça associada à condição de reparo.

    O Compartimento pode ser obrigatório, opcional ou protegido, dependendo do valor da opção HELDBINS da organização.

    Quantidade do recebimento (UdM)
    O sistema preenche automaticamente o campo Qtd. recebimento (UdM) com a quantidade de peças realmente recebida. O sistema preenche o campo Qtd. recebimento (UdC) com a quantidade real de itens recebidos na unidade de compra e bloqueia o campo.

    Por exemplo, se você tiver recebido uma caixa do item e cada caixa contiver 12 itens, o sistema exibirá 12 como a Qtd. recebimento (UdM) e 1 como a Qtd. recebimento (UdC).

    Nota: 

    Se receber peças a mais ou a menos do que o solicitado, edite a quantidade recebida. Para editar o campo Qtd. recebimento (UdM), selecione a linha a ser editada, na lista Linhas ativas. O sistema preenche as informações da linha na seção Detalhes da linha ativa.

    Se receber apenas uma ordem parcial, receba o material e salve o registro. Quando o restante da ordem chegar, crie um novo recebimento de OC para fechar a ordem de compra. Você não poderá modificar o primeiro recebimento de OC.

    Se a peça a ser recebida for controlada por ativo, o sistema criará uma linha separada para cada peça controlada por ativo e preencherá o campo Qtd. recebimento (UdM) com 1. Você precisará especificar uma ID do ativo para cada peça a ser recebida.

    Se você receber ou sucatear peças controladas de reposição de um fornecedor externo, as quais tenham sido atribuídas ao mesmo lote de um compartimento de reposição, o sistema criará no recebimento uma linha para cada peça e preencherá o campo Qtd. recebimento (UdM) com a quantidade pendente da peça na ordem de compra. Se as peças de reparo externo tiverem sido atribuídas a mais de um lote de um compartimento de reposição, o sistema criará no recebimento uma linha para cada combinação peça/lote, porém não preencherá o campo Qtd. recebimento (UdM).

    O sistema preencherá automaticamente o campo Qtd. por UdC com a quantidade da peça por unidade de compra na linha de ordem de compra.

    Nas peças controladas por ativo, o campo Qtd. recebimento (UdM) não pode ser superior à quantidade pendente da peça na ordem de compra. Entretanto, para as peças não controladas por ativo, o campo Qtd. recebimento (UdM) poderá ser superior à quantidade pendente da peça na ordem de compra se o parâmetro de instalação OVERRECV estiver definido como YES. Se OVERRECV estiver definido como NO, a Qtd. recebimento (UdM) não poderá ser superior à quantidade pendente na ordem de compra.

    Preço do reparo
    Se a peça for uma peça controlada de reposição a ser reparada externamente por um fornecedor, especifique o preço do fornecedor para reparar a peça.
    Nota:  O campo Preço do reparo só será ativado se o parâmetro de instalação RPPRCCAL for definido como YES e se a peça selecionada for uma peça controlada de reposição em uma linha de ordem de compra de reparo externo. Se o parâmetro de instalação RPPRCCAL for definido como NO, o campo Preço do reparo ficará protegido, independentemente de a peça ser ou não uma peça controlada de reposição.

    Se a peça for controlada de reposição, o sistema ativará o campo Quantidade sucateada e protegerá o Lote.

    Tipo de ativo
    Se a peça for controlada por ativo, especifique o tipo de ativo da peça a ser recebida.
    Departamento
    Especifique o departamento da peça a ser recebida.
    Nota: No caso de peças controladas por ativo, é necessário especificar a ID do ativo e o Departamento. O sistema pode preencher automaticamente esses campos, dependendo dos parâmetros de instalação ASSETASS e AUTOANUM.

    Se o parâmetro de instalação ASSETASS for definido como P (Ordem de Compra), os ativos serão criados para as peças controladas por ativo no momento da criação da ordem de compra das peças a receber, e os ativos já estarão associados às peças a receber. Assim, quando você clicar em Recuperar peças, o sistema preencherá automaticamente os campos ID do ativo, Tipo de ativo, Organização do ativo e Departamento e esses campos ficarão protegidos. Contudo, se o parâmetro de instalação ASSETASS for definido como R (Recebimento), você precisará criar os ativos a serem associados a cada peça controlada por ativo, no momento do recebimento, e precisará especificar os campos ID do ativo, Organização do ativo e Departamento. O tipo de ativo também será necessário e o sistema preencherá automaticamente o tipo de ativo com o tipo de sistema Ativo.

    Se o parâmetro de instalação AUTOANUM for definido como YES, o sistema especificará automaticamente o campo ID do ativo com um número de ativo quando você clicar em Aprovar peças.

    Lote do fabricante
    Especifique o lote do fabricante da peça a ser recebida.
    Data de validade
    Especifique a data de validade da peça a ser recebida.
    Qtd. a ser devolvida
    Especifique uma quantidade de devolução da peça para criar uma transação de devolução da peça, no recebimento. Se você especificar o campo Qtd. a ser devolvida, o sistema ativará Motivo da devolução. Se você especificar uma Qtd. a ser devolvida e um Motivo da devolução, o sistema criará uma transação aprovada de devolução ao fornecedor para todos os tipos de linha (materiais diretos, peças controladas por ativo e/ou peças controladas de reposição) quando você clicar em Aprovar todas as peças.
    Lote
    Especifique o lote da peça a ser recebida conforme necessário.
    Nota: Se LOTNRG estiver definido como P (gerar números de lotes para cada recebimento) ou como T (gerar números de lotes apenas para peças controladas por ativo), o sistema não preencherá automaticamente o campo Lote no recebimento de peças e você poderá especificar um lote ou selecionar um lote existente para a peça. Se um lote não for especificado, o sistema gerará um lote para a peça depois que você clicar em Aprovar peças.

    Se você especificar um novo lote, o sistema criará um novo registro para o lote especificado que, por sua vez, ficará disponível para seleções futuras em pesquisas de Lote.

    Se LOTNRG for definido como "-", o sistema validará o lote com base na pesquisa de lotes existentes. No entanto, se o parâmetro de instalação SHOWLOT estiver definido como N, o sistema não gerará nenhum número de lote, independentemente da configuração do parâmetro de instalação LOTNRG. O campo Lote ficará oculto e o sistema preencherá automaticamente o campo Lote com um asterisco (*), no banco de dados.

    Se a peça a ser recebida for uma peça controlada de reposição, o campo Lote ficará protegido.

    ID do ativo
    Se a peça for controlada por ativo, especifique o código de identificação do ativo a ser associado à peça. O sistema preenche automaticamente o campo Organização do ativo.
    Qtd. sucateada
    Se a peça for uma peça controlada de reposição, especifique a quantidade de peças a serem sucateadas porque o reparo é impossível.
    Quantidade a imprimir
    Especifique a quantidade de etiquetas que devem ser impressas para a peça a ser recebida.
    Nota: O sistema define automaticamente a Quantidade a imprimir com base na configuração do campo Padrão de impressão de etiquetas, na guia Almoxarifados do formulário Peças:
    Opção Descrição
    Se configurado como Nenhuma etiqueta A Quantidade a imprimir é nula.
    Se configurado como Etiquetas simples A Quantidade a imprimir é definida como 1.
    Se configurado como Etiqueta para cada item Será igual à Qtd. recebimento (UdM), mas você poderá modificar a Quantidade a imprimir conforme necessário. A atualização do campo Quantidade a imprimir não afetará a Qtd. recebimento (UdM).

    Clique em Imprimir etiqueta(s) para imprimir etiquetas para as peças a serem recebidas. O sistema imprimirá as etiquetas de acordo com a sua configuração de sistema e conforme a quantidade especificada no campo Quantidade a imprimir.

  7. Depois de editar os detalhes das peças no recebimento, clique em Enviar.
  8. Revise a lista Linhas ativas e clique em Aprovar todas as peças.
    Nota:  Quando você aprova o recebimento de linhas de reparo externo, o sistema move a Qtd. recebimento do campo Quantidade no fornecedor para o campo Qtd. disponível, no registro de estoque da peça. A Quantidade sucateada é subtraída da Quantidade no fornecedor no registro de estoque, mas não é somada à Qtd. disponível.

    Se a peça for controlada por ativo, o status do ativo associado será atualizado para Comprado/em almoxarifado. Se você rejeitar a peça controlada por ativo, o status do ativo associado será atualizado para Retirado e o status de qualquer ativo secundário na hierarquia também será atualizado para Retirado.

    Se forem especificadas uma Qtd. recebimento e uma Quantidade sucateada, o sistema criará uma linha de transação do tipo RECV para as duas transações, a de recebimento e a de sucateamento.

    Se a opção Todos os equipamentos for selecionada no campo Equipamento, em uma linha, o sistema criará uma transação de cabeçalho e de linha para cada Ordem de serviço relacionada associada à ordem de serviço de vários equipamentos. Cada transação será utilizada para receber o número adequado de peças para cada equipamento na ordem de serviço de vários equipamentos. A quantidade de cada transação será igual ao quociente da Qtd. recebimento (UdM) e do número de equipamentos na ordem de serviço de vários equipamentos. O sistema aplicará automaticamente todo o restante da quantidade do recebimento que não puder ser distribuída de maneira uniforme ao último registro de equipamento na página Equipamento do formulário Ordens de serviço.

    Se um registro específico de Equipamento for selecionado, o sistema criará uma transação para a Ordem de serviço relacionada associada ao Equipamento e à atividade selecionados.

    Se a opção Equipamento de cabeçalho de OS for selecionada no campo Equipamento, em uma linha, o sistema criará uma transação apenas para a ordem de serviço na linha de ordem de compra.

    Quando você aprova um recebimento de linhas de reparo externo e a peça é controlada por condição, o sistema atualiza o campo Quantidade no fornecedor da peça de linha de ordem de compra e não da peça de condição de reparo. A Qtd. disponível é atualizada para a peça de condição de reparo em vez da peça de linha de ordem de compra. Além disso, se a peça for controlada por ativo e recebida, o status do ativo associado será atualizado para Comprado/em almoxarifado. Se sucatear a peça controlada por ativo, o status do ativo associado será atualizado para Retirado.