Passo 2: Adicionar peças a um recebimento de ordem não OC
Adicionar peças a um recebimento sem ordem de compra. Edite uma descrição da peça caso ela não tenha sido utilizada em outras partes do sistema.
- Selecione Materiais > Transações > Recebimentos não OC.
- Selecione o recebimento não OC ao qual deseja adicionar peças e, em seguida, clique na guia Peças.
-
Clique em Adicionar peça.
Nota: Para criar automaticamente um novo registro de peça durante a adição da peça à lista Peças, clique em Criar peça. O sistema insere um novo registro Detalhes da peça, cria um registro de peça, atribui um número de peça ao registro da peça, começando com 'N', e protege o campo Peça contra atualizações.
-
Especifique as seguintes informações:
- Peça
- Especifique a peça a ser adicionada ao recebimento não OC. O sistema preenche automaticamente a descrição da peça e os campos Organização da peça e Compartimento com base nas informações especificadas nas páginas Almoxarifados e Estoque do formulário Peças. Nota: O sistema seleciona automaticamente o campo Controlar por ativo para as peças controladas como ativo, e você precisa especificar a ID do ativo.
- Condição
- Especifique a condição, caso se trate de uma peça principal controlada. Se a peça selecionada for uma peça principal controlada por condição, o sistema preencherá automaticamente o campo Condição.
- Qtd. recebimento
- Especifique a quantidade da peça recebida.
Nota: Com relação às peças controladas como ativo, o sistema só as recebe na quantidade de 1. O sistema atribui automaticamente 1 como a Qtd. recebimento. Adicione manualmente as linhas de cada ativo se desejar receber mais de um ativo.
- Compartimento
- Especifique o compartimento onde a peça deve ser armazenada.
- Lote
- Especifique o lote da peça.
- Data de validade
- Especifique a data de validade do lote.
- Lote do fabricante
- Especifique o lote do fabricante da peça.
- Esperar ordem de serviço - atividade
- Selecione a atividade da ordem de serviço se a peça for uma Compra direta. Caso contrário, deixe em branco.
- Quantidade a imprimir
- Especifique a quantidade de etiquetas a serem impressas.
Nota: O sistema define automaticamente a Quantidade a imprimir com base na configuração do campo Padrão de impressão de etiquetas, na guia Almoxarifados do formulário Peças:
Opção Descrição Se configurado como Nenhuma etiqueta A Quantidade a imprimir é nula. Se configurado como Etiquetas simples A Quantidade a imprimir é definida como 1. Se configurado como Etiqueta para cada item A Quantidade a imprimir é igual à Quantidade do recebimento, mas você pode modificar a Quantidade a imprimir conforme necessário. A atualização do campo Quantidade a imprimir não afetará a Qtd. recebimento
- Clique em Imprimir etiqueta(s) para imprimir etiquetas para as peças a serem recebidas. O sistema imprimirá as etiquetas de acordo com a sua configuração de sistema e conforme a quantidade especificada no campo Quantidade a imprimir.
-
Especifique as seguintes informações:
- Preço
- Especifique o preço da peça.
- ID do ativo
- Especifique o número da ID de ativo se a peça for controlada por ativo.
- Tipo de ativo
- Especifique o tipo de ativo da peça caso ela seja controlada por ativo.
- Organização do ativo
- Especifique a organização do ativo para a peça se ela for controlada por ativo.
Nota: Se o parâmetro de instalação ASSETASS estiver definido como P, uma peça controlada por ativo já deverá estar associada a um ativo com status À espera de compra para que seja possível receber a peça. Para receber uma peça controlada por ativo, você precisa especificar uma ID do ativo, mas todos os outros campos relacionados ao ativo estarão protegidos. Após selecionar uma ID de ativo, o sistema preencherá automaticamente os campos Tipo de ativo, Organização do ativo, Descrição, Departamento e Número de série (se aplicável).
Se o parâmetro de instalação ASSETASS estiver definido como R, você poderá criar ativos quando receber uma peça controlada por ativo. Você pode associar um ativo existente à peça ou especificar manualmente as informações de ativo para criar novos ativos. Se você selecionar um ativo existente no campo ID do ativo, o sistema preencherá automaticamente os campos Tipo de ativo, Organização do ativo, Departamento e Número de série (se aplicável), com base no registro do ativo. Se optar por especificar manualmente as informações do ativo, especifique a ID do ativo, o tipo de ativo, a organização do ativo e a descrição de cada ativo. O sistema preencherá automaticamente os campos Tipo de ativo com A (ou o sistema equivalente), mas o tipo de ativo poderá ser atualizado conforme o necessário.
Se o parâmetro de instalação AUTOANUM estiver definido como YES e o parâmetro de instalação ASSETASS estiver definido como R, o sistema gerará automaticamente números de ativos para peças controladas por ativo, sendo, no entanto, necessário especificar o Tipo de ativo, a Organização do ativo e a Descrição de cada ativo. Você também poderá atualizar a ID do ativo, se necessário. O sistema preencherá automaticamente os campos Tipo de ativo com A (ou o sistema equivalente), mas o tipo de ativo poderá ser atualizado conforme o necessário. Quando você salva o registro, o sistema salva as informações do ativo no recebimento, entretanto, o sistema não cria nenhum ativo até que o Status do recebimento seja Aprovado. Na aprovação do recebimento, o sistema cria todos os novos ativos, usando as descrições das peças.
- Número de série
- Especifique o número de série da peça se ela for controlada por ativo.
-
Clique em Enviar.
Nota: Para remover uma linha de peça, selecione a linha de peça a ser removida e clique em Remover peça.
- Opcionalmente, clique em Editar descrição de peças para editar uma descrição da peça. Especifique a nova descrição da peça e clique em Enviar.