Devolução de peças de ordens de serviço, equipamentos ou projetos

Devolva aos almoxarifados as peças emitidas (mas não utilizadas) para ordens de serviço, equipamentos ou projetos.

Nota: Se tiver selecionado FIFO ou LIFO como o método de determinação de preço, o sistema calculará o preço de transação das devoluções de ordens de serviço, equipamentos ou projetos por meio da tabela R5FIFO, em vez de recuperar o preço base das tabelas R5PARTS ou R5STOCK.

Consulte O que é a avaliação de inventário baseado em tempo (LIFO/FIFO).

  1. Selecione Materiais > Transações > Emitir/devolver peças.
  2. Especifique as seguintes informações:
    Tipo de transação
    Selecione a opção Devolução para ativar este recurso.
    Almoxarifado
    Especifique o almoxarifado para o qual as peças serão devolvidas. O campo Data será preenchido automaticamente com a data atual do sistema. Se houver um almoxarifado padrão definido para o usuário atual, o campo Almoxarifado será preenchido automaticamente com o almoxarifado padrão do usuário.
  3. Escolha uma das opções de devolução:
    Opção Descrição
    Devolver de uma ordem de serviço Especifique a Ordem de serviço - Atividade.

    Os campos Equipamento, Projeto - Orçamento, Código de custo e Departamento serão preenchidos automaticamente na ordem de serviço, bem como a Lista de materiais ou a Lista de pedidos, se tiverem sido associadas à Atividade.

    Nota: Somente serão exibidas ordens de serviço na pesquisa OS-Atividade em que tenha sido excedido o valor especificado para o parâmetro de instalação RTNDAYS.
    Devolver uma peça do equipamento Especifique o Equipamento.

    Se o Equipamento selecionado estiver associado a uma lista de pedidos, os detalhes da lista de pedidos serão preenchidos automaticamente com base no registro de Equipamento associado.

    Nota: Se o Equipamento selecionado estiver associado a uma ordem de serviço de vários equipamentos, os campos Organização do equipamento e Ordem de serviço relacionada serão preenchidos automaticamente.

    Consulte Devolução de peças de ordens de serviço de vários equipamentos.

    Se você selecionar Todos os equipamentos no campo Equipamento e emitir uma peça Por ativo, os detalhes da transação serão limpos.

    Devolver de um projeto Selecione o Projeto-Orçamento e o Departamento.
  4. Especifique as seguintes informações:
    Número de referência
    Especifique um número de referência para devolução.
    Lista de materiais
    Especifique a lista de materiais a partir da qual deve ser feita a devolução.
    Lista de pedidos
    Especifique a lista de pedidos se houver uma lista de pedidos associada à devolução. Se você devolver peças de uma ordem de serviço ou de um equipamento associado a uma lista de pedidos e o parâmetro de instalação PICKONCE estiver configurado como YES, o sistema não exibirá a lista de pedidos associada na pesquisa Lista de pedidos.

    Se devolver peças de uma ordem de serviço ou de um equipamento associado a uma lista de pedidos e o parâmetro de instalação PICKONCE estiver configurado como NO, o sistema permitirá que você selecione a lista de pedidos associada na pesquisa Lista de pedidos. Contudo, depois que você selecionar um valor para a Lista de pedidos, o sistema exibirá apenas as peças emitidas com base na lista de pedidos, na pesquisa Peça, e você só poderá devolver peças emitidas da lista de pedidos.

    Nota: Se não houver nenhuma peça na lista de pedidos escolhida ou se nenhuma das peças da lista de pedidos for mantida em almoxarifado, o sistema exibirá uma mensagem de erro quando você clicar no hiperlink Lista de pedidos.

    Se a ordem de serviço associada à Lista de pedidos selecionada for uma ordem de serviço de vários equipamentos, o sistema preencherá automaticamente o campo Equipamento com o equipamento do cabeçalho da ordem de serviço.

    Departamento
    Especifique o departamento para o qual as peças serão devolvidas. O sistema preencherá automaticamente o campo Departamento se você tiver selecionado uma ordem de serviço/atividade ou um equipamento.
    Data
    Modifique a data em que a devolução deve ser feita. O sistema preenche automaticamente o campo Data com a data e a hora atuais.
    Peça
    Especifique a peça a ser devolvida. O sistema exibe as peças na pesquisa Peça com base na configuração do parâmetro de instalação RTNANY e no fato de você estar devolvendo para uma ordem de serviço, equipamento ou projeto.
    Nota: Se a ordem de serviço selecionada para a devolução for uma OS de vários equipamentos, o sistema exibirá apenas as peças emitidas para a ordem de serviço de cabeçalho ou para qualquer uma das ordens de serviço SVE selecionadas na lista de valores, pois o campo Equipamento será preenchido automaticamente com a opção Todos os equipamentos. Quando você seleciona a peça a ser devolvida, o sistema preenche automaticamente os campos Qtd. da transação, Compartimento e Lote. A Qtd. da transação é a diferença entre a quantidade total emitida para todos os equipamentos da ordem de serviço e a quantidade já devolvida de todos os equipamentos da ordem de serviço. Você pode modificar a Qtd. da transação, o Compartimento e o Lote conforme necessário e adicionar outros equipamentos à lista Peças.

    Se a peça a ser devolvida for controlada por ativo, o sistema selecionará automaticamente a opção Controlar por ativo e especificará 1 como a Qtd. da transação, e você precisará especificar um valor de ID do ativo para a peça. O sistema preenche automaticamente a Qtd. disponível igual a 1, até que tenha atingido a quantidade da peça controlada como ativo que você deseja devolver na transação.

    Se a peça for uma peça controlada de reposição, o sistema ativará o campo Devolução para reposição. Se selecionar a opção Devolução para reposição, o sistema preencherá o campo Compartimento com o Compartimento de reposição padrão. Se o Compartimento de reposição padrão sobrescrever um compartimento diferente, o sistema limpará os campos Lote, Data de validade e Lote do fabricante.

    Se você limpar o campo Devolução para reposição, o campo Compartimento será preenchido com o Compartimento padrão. Se o Compartimento padrão sobrescrever um compartimento diferente, os campos Lote, Data de validade e Lote do fabricante serão limpos.

    Se a peça for controlada como ativo e você limpar o campo Devolução para reposição, os campos ID do ativo e Número de série também serão limpos.

    O campo Qtd. da transação (UdM) será preenchido automaticamente.

    Nota: Se você enviar uma transação de devolução para uma peça de reposição controlada com a opção Devolução para reposição desmarcada, a devolução será processada como uma devolução normal.
    Compartimento
    Especifique o compartimento para o qual a peça será devolvida.
    Estado na devolução
    Especifique o estado da peça devolvida.
    Lote
    Especifique o lote para o qual a peça será devolvida. Os campos Compartimento e Lote serão preenchidos automaticamente com o compartimento e os números de lote associados à transação original de emissão da peça. Você pode alterar a localização do compartimento e o número do lote conforme necessário e clicar em Adicionar à lista.
    Qtd. da transação
    Especifique o número de peças a serem devolvidas. O campo Qtd. da transação é preenchido automaticamente com a quantidade de peças originalmente emitida. Caso já tenha devolvido parte da quantidade original de peças emitidas, o campo Qtd. da transação será preenchido com a quantidade original de peças emitidas menos a quantidade de peças já devolvidas.
    Nota:  A Qtd. da transação pode ser limitada com base na configuração do parâmetro de instalação RTNANY. Se RTNANY estiver definido como SIM, você poderá devolver qualquer quantidade de peças para qualquer almoxarifado que tenha um registro de peça na guia Almoxarifados do formulário Peças (o sistema exige que a peça tenha um registro, não um estoque de compartimento, no almoxarifado). Se RTNANY estiver definido como NO, você só poderá devolver a quantidade de peças originalmente emitida para a entidade em questão e para o mesmo almoxarifado. Quando você emite uma peça, faz isso para uma entidade (ordem de serviço, equipamento etc.) a partir de um almoxarifado. Quando você devolve uma peça, faz isso a partir de uma entidade (ordem de serviço, equipamento etc.) para um almoxarifado.

    Se você selecionar uma ordem de serviço no cabeçalho, serão exibidas somente as peças emitidas anteriormente para a ordem de serviço na pesquisa de Peça. Quando você seleciona uma peça, o campo Qtd. da transação é calculado automaticamente com base na diferença entre a quantidade de peças emitidas e a quantidade de peças já devolvidas.

    Quantidade a imprimir
    Especifique a quantidade de etiquetas a serem impressas.

    O campo Quantidade a imprimir é definido com base na configuração do campo Padrão de impressão de etiquetas da guia Almoxarifados do formulário Peças:

    Opção Descrição
    Se configurado como Nenhuma etiqueta A Quantidade a imprimir é nula.
    Se configurado como Etiquetas simples A Quantidade a imprimir é definida como 1.
    Se configurado como Etiqueta para cada item A Quantidade a imprimir é igual à Quantidade do recebimento, mas você pode modificar a Quantidade a imprimir conforme necessário. A atualização do campo Quantidade a imprimir não afetará a Qtd. recebimento
  5. Clique em Adicionar à lista. O registro é adicionado à lista Detalhes da transação.
    Nota: A lista Detalhes da transação atua como um buffer para armazenar temporariamente as peças a serem devolvidas, sem as devolver realmente, até que a transação seja submetida. É possível adicionar/remover peças para devolução, quando necessário, antes de enviar a transação e salvar as informações no banco de dados. Clique em Adicionar peça para adicionar outras peças à devolução. Para remover uma peça da lista Detalhes da transação, selecione a peça a ser removida da devolução e, em seguida, clique em Remover da lista.

    Além disso, você também pode atualizar as informações nas seções Emitir para/Devolver de e/ou Emitir de/Devolver para conforme necessário antes de adicionar registros à lista Detalhes da transação.

  6. Clique em Enviar transação. As peças são devolvidas e uma transação de estoque do tipo I é criada para o almoxarifado de devolução com uma quantidade positiva para a devolução.

    Quando você envia uma transação de devolução de uma peça de reposição controlada com a opção Devolução para reposição selecionada, a quantidade da transação é adicionada à quantidade de reparo da peça armazenada no compartimento. As peças devolvidas são adicionadas à Qtd. reposição na guia Detalhes do reparo do formulário Peças e não no campo Qtd. disponível da guia Almoxarifados do formulário Peças.

    Se for uma peça de reposição controlada também por ativo, o status do ativo será alterado para A ser reparado, e o status de todos os ativos secundários dependentes e seus respectivos elementos secundários serão atualizados caso a peça controlada por ativo seja o elemento principal em uma hierarquia de ativos.

    Nota: Se a peça devolvida for uma peça LIFO/FIFO, o preço da devolução será determinado com base na transação original de emissão. A determinação de preço LIFO/FIFO não atribui um preço LIFO/FIFO a uma peça controlada de reposição devolvida para reparo. O preço da transação de devolução será o valor intrínseco da peça.

    Para imprimir etiquetas da transação de devolução, clique em Imprimir etiqueta(s) de devolução na garantia.

    Se você criar uma devolução de ordem de serviço de vários equipamentos e o parâmetro de instalação RTNANY estiver configurado como NÃO e a opção Todos os equipamentos estiver selecionada no campo Equipamento, você só poderá devolver peças que já tenham sido emitidas e para as quais haja uma quantidade suficiente emitida para o equipamento.