Adicionar peças a requisições entre almoxarifados

Adicione as peças solicitadas à requisição depois de criar o cabeçalho da requisição.

Você pode alterar o status da linha de requisição de acordo com seus limites de autorização de status e de aprovação de requisições. Uma linha de requisição só poderá ser eliminada se o status do cabeçalho da requisição for Incompleto.

Nota: Os limites de aprovação de requisições podem ser definidos no nível do cabeçalho ou da linha, dependendo da configuração do parâmetro de instalação LIMITLEV.

O sistema impõe várias regras empresariais que proíbem a alteração do status de um cabeçalho de requisição (de Incompleto para qualquer outro que não seja Cancelado) antes que linhas sejam adicionadas à requisição. Contudo, se o status do cabeçalho da requisição for definido como Cancelado, todas as linhas da requisição também serão canceladas. O sistema ativa ou protege determinados campos com base no status da requisição. O sistema também preenche campos do cabeçalho da requisição, utilizando determinados valores das linhas da requisição.

Para adicionar peças às requisições entre almoxarifados:

  1. Selecione Materiais > Transações > Requisições entre almoxarifados.
  2. Selecione a requisição à qual deseja adicionar peças e, em seguida, clique na guia Peças. O sistema preenche automaticamente o campo Solicitado antes de com a data atual do sistema. O sistema preenche automaticamente os campos Endereço de entrega e Código de custo com base no cabeçalho da requisição.
  3. Clique em Adicionar peça.
  4. Especifique as seguintes informações:
    Peça
    Especifique a peça a ser adicionada à requisição. O sistema preenche automaticamente a descrição da peça e os campos Organização da peça, Preço, UdM, Comprador, Mercadoria, Código tributário e Tipo de despesa.

    O sistema preenche o campo Linha com o próximo número incremental de linha da peça na requisição.

    Se a peça for controlada como ativo, o sistema selecionará automaticamente a opção Controlar por ativo.

    Se a peça for controlada de reposição, o sistema ativará o campo Qtd. reposição. Você pode inserir um valor no campo Quantidade ou Qtd. reposição, mas não em ambos. Quando você digita um valor no campo Quantidade ou Qtd. reposição, o sistema protege um dos campos. O sistema preenche os campos Preço com o valor intrínseco da peça (não com o preço do reparo). A origem do valor intrínseco é determinada pela configuração do parâmetro de instalação PRICELEV.

    Condição
    Especifique a condição, caso se trate de uma peça principal controlada. Se a peça selecionada for uma peça secundária controlada por condição, o sistema preencherá automaticamente o campo Condição.
    Linha
    Especifique o número de linha da peça na linha de requisição. O sistema atribui automaticamente o próximo número incremental à linha, com base na configuração do parâmetro de instalação INCRLINO.
    Status
    Especifique o status da linha de requisição.
    Nota: Você pode atualizar o status de uma linha de requisição a qualquer momento. Isto só não será possível se o status do cabeçalho estiver definido como Rejeitado ou Cancelado.

    Se a requisição contiver mais de uma linha, a alteração de status de uma linha não afetará o status do cabeçalho. Entretanto, se a requisição contiver apenas uma linha e você modificar o status dessa linha, o sistema deixará o status do cabeçalho igual ao status da linha.

    Não é possível atualizar campos da linha de requisição, com exceção do campo Status, e isto somente se o status da linha for diferente de Incompleto.

    Quantidade
    Especifique a quantidade solicitada da peça.
    Solicitado antes de
    Especifique a data em que deseja receber a peça.
    Taxa de câmbio
    Modifique a taxa de câmbio da peça, se necessário. O sistema preenche automaticamente o campo Taxa de câmbio com a taxa de câmbio definida na guia Taxa de câmbio do formulário Moedas.
    Nota: Se o parâmetro de instalação EXRUPDT estiver definido como SIM e você modificar a taxa de câmbio, o sistema recalculará o valor do cabeçalho com base na taxa de câmbio atualizada.
    Comprador
    Especifique o código de funcionário que identifica o comprador da peça.
    Endereço de entrega
    Especifique o endereço onde os itens serão entregues.
    Código de custo
    Especifique o código de custo ao qual deseja associar os custos da requisição.
    Nota: Se aplicável, o sistema preencherá automaticamente os campos Código tributário e Quantidade do recebimento para a peça. O sistema preenche o campo Preço com o preço base da peça no almoxarifado de origem.

    Se não houver nenhum código de custo selecionado para a linha e um código de custo for adicionado ou atualizado no cabeçalho, o sistema atualizará o código de custo da linha com o código de custo do cabeçalho. A atualização do código de custo em uma linha de requisição não afeta o cabeçalho.

    Tipo de despesa
    Selecione o tipo de despesa da linha de requisição.
    Mercadoria
    Especifique o código de mercadoria da linha de requisição.
    Nota: O sistema exibe o custo total do item da requisição no campo Total da linha de peça. O campo Total da linha de peça é o produto da Quantidade solicitada multiplicada pelo Preço.

    O campo Qtd. reposição permanecerá protegida, a menos que a peça selecionada seja uma peça controlada de reposição a ser emitida para reparo ou recondicionamento. Se for uma peça controlada de reposição, você poderá marcar e limpar a opção Qtd. reposição conforme o necessário. Se o campo Qtd. reposição for selecionado, o Preço da peça será o Valor intrínseco da peça no respectivo registro e não o Preço base.

  5. Clique em Enviar.