Criação de uma requisição de devolução de peças controladas de reposição com base em um recebimento entre almoxarifados

Crie uma requisição de devolução de peças controladas de reposição, em um recebimento entre almoxarifados, para criar uma requisição de devolução de peças em bom estado ao almoxarifado de onde foram recebidas as peças para reparo. A requisição de devolução é utilizada quando um almoxarifado precisa enviar imediatamente peças equivalentes, e em bom estado de funcionamento, para o almoxarifado em que as peças controladas de reposição que exigiam reparo foram recebidas, ou quando um almoxarifado solicita primeiro as peças em bom estado e, em seguida, envia as peças defeituosas para reparo.

Uma requisição de devolução é, basicamente, uma imagem reversa do recebimento. O sistema inverte o status das linhas de peças. Por exemplo, as peças com status Para reparo serão as peças regulares ou as peças regulares se tornarão peças para reparo.

Para saber como pode ser usada uma requisição de devolução, consulte o seguinte panorama:

O ALMOXARIFADO1 cria uma requisição entre almoxarifados para o ALMOXARIFADO2, com a quantidade de 10 MOTORES DE BOMBA a serem reparados; em seguida, o ALMOXARIFADO1 emite as peças para o ALMOXARIFADO2. O ALMOXARIFADO2 recebe 8 MOTORES DE BOMBA e rejeita dois deles porque não estão em condição de reparo. O ALMOXARIFADO2 cria uma requisição de devolução e o sistema adiciona linhas para 10 MOTORES DE BOMBA em bom estado de funcionamento. O ALMOXARIFADO2 emite as 10 peças para o ALMOXARIFADO1. O ALMOXARIFADO1 pode, então, receber os 10 MOTORES DE BOMBA em bom estado, conforme a requisição de devolução criada pelo ALMOXARIFADO2.

Esse panorama também pode ser invertido e o ALMOXARIFADO2 pode iniciar a transferência entre almoxarifados, criando uma requisição entre almoxarifados para emitir os 10 MOTORES DE BOMBA em bom estado. Neste caso, o ALMOXARIFADO1 pode criar uma requisição de devolução para envio dos 10 MOTORES DE BOMBA defeituosos para o ALMOXARIFADO2.

Para criar uma requisição de devolução de peças controladas de reposição com base em um recebimento entre almoxarifados:

  1. Selecione Materiais > Transações > Recebimentos entre almoxarifados.
  2. Selecione o recebimento para o qual deseja criar uma requisição de devolução e, em seguida, clique na guia Exibição de registro.
  3. Clique em Criar requisição de devolução. O sistema preenche os campos abaixo, no cabeçalho da requisição de devolução:
    Campo Descrição
    Descrição Preenchido com base na configuração do parâmetro de instalação REQDESC.
    Status O sistema define o Status da requisição de devolução como Incompleto.
    Solicitado por Preenchido com o valor do campo Solicitado por da requisição original. Entretanto, se o código de funcionário não for válido na organização da requisição de devolução, o sistema preencherá o campo Solicitado por com o usuário que está criando a requisição de devolução.
    Inserido por Preenchido com a ID do usuário conectado.
    Data da solicitação Data e hora atuais do sistema.

    O sistema preenche os campos abaixo, nas linhas da requisição:

    Campo Descrição
    Status O sistema define o Status da requisição de devolução como Incompleto.
    Solicitado antes de Data e hora atuais do sistema.
    Peça A Peça na linha de recebimento.
    Qtd. Qtd. recebimento referente às peças regulares ou Qtd. recebimento para reposição referente às peças controladas de reposição
    Qtd. reposição Somente para peças controladas de reposição e com a Qtd. recebimento preenchida.
    Preço O Preço na requisição original.
    Taxa de câmbio A Taxa de câmbio na requisição original.
  4. Para exibir ou atualizar a requisição de devolução, abra o formulário Requisições entre almoxarifados, selecione a requisição de devolução e exiba/atualize as páginas Exibição de registro e Peças conforme necessário.