Geração de análise ABC
Gere análises ABC para criar um relatório de análise ABC para fins de referência e/ou para atualizar as atribuições de classe de peça.
A análise de estoque ABC é um método de inventário que permite dividir os itens de inventário em estoque em três grupos ou classes: A, B e C. As atribuições de classe ABC são utilizadas como critérios de seleção para várias funções de gerenciamento de materiais; por exemplo, cálculos QEC, reposição de estoque, peças reparáveis e contagens de inventário físico.
Para gerar a análise ABC, especifique um valor percentual como o ponto de corte de cada uma das três classes. O sistema atribui peças a uma das classes ABC, comparando o valor da peça com o valor de outras peças. As peças atribuídas à classe A representam o maior percentual do valor total do inventário. As peças atribuídas à classe B representam um percentual moderado do valor total do inventário. As peças atribuídas à classe C representam um percentual pequeno do valor total do inventário.
Dependendo de suas preferências, o sistema determinará a classe ABC de uma peça com base no valor da peça ou no valor de utilização da peça. O sistema organiza as peças em ordem decrescente para que a peça com a maior porcentagem do valor venha primeiro, seguida das outras peças, em ordem decrescente, de acordo com a respectiva porcentagem do valor. O sistema atribui uma classe a cada peça, com base nas porcentagens especificadas nos campos % Ponto de corte A, % Ponto de corte B e % Ponto de corte C.