Definição de atividades de ordens de serviço regulares

Após criar cabeçalhos de ordem de serviço, defina as atividades específicas de OS que devem ser executadas.

Defina os níveis necessários para executar o trabalho, as etapas específicas envolvidas, os materiais necessários e a duração do trabalho. Crie uma requisição de mão de obra conforme necessário. Depois de concluída a tarefa, indique que a atividade foi concluída.

Se você tiver especificado previamente uma ordem de serviço padrão, o sistema exibirá automaticamente as atividades da OS padrão. Modifique as informações conforme necessário.

  1. Selecione Trabalho > Ordens de serviço.
  2. Selecione a ordem de serviço para a qual deseja definir atividades e, em seguida, clique na guia Atividades.
  3. Clique em Adicionar atividade.
    O sistema preenche automaticamente o campo Atividade, inserindo o próximo número disponível de atividade, e preenche os campos Data de início e Data de término com as respectivas datas programadas para a ordem de serviço. Preenche também o campo Pessoal requerido com o valor padrão "1".
  4. Especifique as seguintes informações:
    Atividade
    Modifique o número da atividade conforme necessário.
    Nível
    Especifique o nível necessário para executar a atividade.
    Horas estimadas
    Especifique a quantidade de horas estimadas necessárias para concluir a atividade. O sistema preenche automaticamente o campo Horas restantes com o número estimado de horas restantes da atividade. Você pode atualizar este campo a qualquer momento durante o ciclo de vida da ordem de serviço.

    Opcionalmente, especifique as seguintes informações:

    Motivo do reparo
    Especifique o motivo pelo qual o equipamento precisa de reparo.
    Trabalho executado
    Especifique o trabalho executado no equipamento.
    Falha da peça segundo técnico
    Especifique o motivo pelo qual o técnico ou o fornecedor considera que há falha no equipamento.
    Fabricante
    Especifique o código de fabricante/fornecedor a associar ao equipamento.
    Nível do sistema
    Especifique o código EMRS que identifica o sistema que precisa de reparos, como freios, chassi, suspensão.
    Nível de montagem
    Especifique o código EMRS que identifica o subsistema que precisa de reparos. Os valores disponíveis são baseados no código de nível do sistema selecionado.
    Nível do componente
    Especifique o código EMRS que identifica especificamente o componente ou a peça que precisa de reparos. Os valores disponíveis são baseados no código no nível do sistema e no código de nível de montagem.
    Garantia
    Selecione esta opção se o equipamento estiver sob garantia do fabricante. O sistema selecionará automaticamente a opção Garantia se houver uma garantia associada ao cabeçalho da ordem de serviço ou se houver uma garantia ativa para a combinação de chaves de código do equipamento da OS.
    Concluído
    Selecione esta opção se a atividade estiver concluída.
    Data de início
    Data de término
    Modifique as datas de início e término da atividade conforme necessário.
    Plano de tarefa
    Especifique o código de plano de tarefa da atividade. O sistema atualiza o valor do campo Pessoal requerido para que ele corresponda ao Plano de tarefa conforme necessário.
    Lista de materiais
    Especifique o código de identificação da lista de materiais que contém as peças necessárias à atividade.
    Porcentagem de conclusão
    Especifique a porcentagem de trabalho que já foi concluída para a atividade.
    Pessoal requerido
    Modifique o número necessário de pessoas para executar a atividade conforme necessário.
    Qtd. de planos de tarefa
    Especifique o número necessário de unidades do plano de tarefa a ser associado à atividade e, no campo adjacente, selecione a unidade de medida da Qtd. de planos de tarefa. Por exemplo, uma atividade de ordem de serviço para pavimentar 160 quilômetros de rodovia, hoje, pode indicar uma Qtd. de planos de tarefa de "160" e uma unidade de medida "Quilômetros", embora o mesmo plano de tarefa, em outro dia, possa indicar apenas 130 quilômetros, devido às inclinações pronunciadas do trecho da rodovia em pavimentação nesse dia.
    Mão de obra contratada
    Selecione para indicar que a atividade será concluída por uma fonte externa.
    Nota: Se a ordem de serviço for uma OS de vários equipamentos e você selecionar a opção Mão de obra contratada, o sistema ativará o campo Equipamento, que será obrigatório.
    Tipo de mão de obra
    Selecione o tipo de mão de obra necessária se tiver selecionado a opção Mão de obra contratada.
    Nota: As linhas de atividades só aparecerão na caixa de diálogo instantânea Criar requisição de mão de obra se você tiver estabelecido uma ou mais atividades a serem contratadas de uma fonte externa, selecionando Mão de obra contratada e um valor válido no campo Tipo de mão de obra da guia Atividades.
    Fornecedor
    Especifique o fornecedor da atividade.
    Equipamento
    Selecione uma destas opções se a ordem de serviço for uma ordem de serviço de vários equipamentos:
    • Insira um equipamento específico para o qual deseja distribuir a mão de obra contratada.
    • Escolha a opção Todos os equipamentos para distribuir equitativamente a mão de obra contratada para cada registro de equipamento da ordem de serviço.
    • Escolha a opção Equipamento de cabeçalho de OS para distribuir a mão de obra contratada para o equipamento no cabeçalho da ordem de serviço.
    Comentários da atividade
    Especifique comentários ou instruções para a atividade.
  5. Clique em Enviar. O Total de pessoal requerido, o Total de horas estimadas, e o Total horas restantes são preenchidos automaticamente.
    Nota: Se a ordem de serviço for uma ordem de serviço de vários equipamentos, o sistema criará a atividade para cada Ordem de serviço relacionada.
  6. Opcionalmente, no menu Ações, escolha uma ação:
    • Para exibir os comentários digitados para uma atividade, selecione a atividade para a qual deseja exibir os comentários; em seguida, clique em Exibir comentários da atividade de MP.
    • Para criar uma requisição de mão de obra, clique em Criar requisições de mão de obra.
    • Para adicionar atividades adiadas referentes a equipamento, é necessário que a ordem de serviço tenha equipamento com atividades de manutenção adiadas. Clique em Adicionar atividades adiadas.
    • Para realocar materiais diretos, selecione a atividade cujos materiais diretos deseja realocar e, em seguida, clique em Realocar materiais diretos.
    • Para criar uma reclamação de garantia para a atividade de ordem de serviço, selecione a atividade para a qual deve ser criada essa reclamação de garantia e clique em Criar reclamação de garantia.
    • Para exibir instruções do plano de tarefa, selecione a atividade para exibição das instruções do plano de tarefa e, em seguida, clique em Exibir instruções do plano de tarefa.
    • Para adicionar uma ou mais linhas de peças a uma ordem de serviço por meio do acesso a documentos e desenhos técnicos no Documoto, clique em Adicionar detalhes do Documoto.

      Consulte Adição de detalhes do documento às atividades e aos trabalhos da ordem de serviço.

    • Para importar detalhes da atividade para uma ordem de serviço de uma ordem de serviço padrão, clique em Importar atividades.