Adição de equipamentos a ordens de serviço para distribuição de custos de ordens de serviço

Adicione equipamentos a ordens de serviço para distribuir os custos pelos equipamentos da ordem de serviço. Ao criar uma ordem de serviço, especifique um equipamento no cabeçalho da OS. Entretanto, você pode adicionar outros equipamentos à ordem de serviço (incluindo o equipamento no cabeçalho) para os quais você queira distribuir os custos de ordem de serviço.

Ao aplicar custos de ordens de serviço às OSs de vários equipamentos (para mão de obra registrada, emissão de peças, etc.), especifique um valor no campo Equipamento, nos formulários do sistema em que os custos de ordem de serviço são provisionados, para indicar se os custos devem ser distribuídos de forma equitativa em todos os equipamentos da OS, em um equipamento específico ou apenas nos equipamentos de cabeçalho da ordem de serviço.

Existem dois tipos de ordens de serviço relacionadas à adição de registros de vários equipamentos a ordens de serviço para distribuição de custos de OS: o tipo "ordem de serviço de vários equipamentos" e o tipo "ordem de serviço secundária de OSs de vários equipamentos (SVE)". Há muitas referências a estes dois tipos de ordens de serviço na documentação do usuário. Consulte as seguintes descrições para obter esclarecimentos sobre os dois tipos:

  • Ordens de serviço de vários equipamentos
    Ordens de serviço de vários equipamentos são OSs às quais pelo menos um equipamento foi adicionado na página Equipamento do formulário Ordens de serviço para distribuição de custos de ordem de serviço pelos registros de equipamentos. Quando o primeiro registro de equipamento é adicionado à página Equipamento do formulário Ordens de serviço, o campo Vários equipamentos é automaticamente selecionado no cabeçalho da ordem de serviço.
  • Ordens de serviço secundárias de vários equipamentos (SVE):
    A ordem de serviço SVE é um tipo de OS atribuída a uma Ordem de serviço relacionada, que é automaticamente criada para cada registro de equipamento adicionado à página Equipamento do formulário Ordens de serviço. Ao salvar o equipamento na ordem de serviço, o campo Ordem de serviço relacionada (do tipo ordem de serviço secundária de OS de vários equipamentos) é gerado para o equipamento. A Ordem de serviço relacionada, que pode ser visualizada em vários formulários do sistema, permite que você controle os custos de OS no nível da ordem de serviço e no nível do equipamento.

Por exemplo, se você adicionar EQUIP-001 e EQUIP-002 à página Equipamento do formulário Ordens de serviço, o campo Ordem de serviço relacionada do tipo SVE será gerado para EQUIP-001 e EQUIP-002 ao salvar a ordem de serviço, ou seja, números de ordens de serviço 50001 para EQUIP-001 e 50002 para EQUIP-002.

Nota: Na documentação do usuário, todas as referências ao tipo "ordem de serviço SVE" ou ao tipo "ordem de serviço relacionada" se referem à ordem de serviço criada automaticamente para os registros de equipamentos adicionados à página Equipamento, do formulário Ordens de serviço.

Por padrão, as ordens de serviço SVE não são exibidas na página Exibição de lista do formulário Ordens de serviço. Use o Dataspy para acessar as ordens de serviço SVE.

Para adicionar equipamentos a ordens de serviço para distribuir custos de ordens de serviço:

  1. Selecione Trabalho > Ordens de serviço.
  2. Selecione a ordem de serviço à qual deseja adicionar equipamentos e, em seguida, clique na guia Equipamento.
    Nota: Se você selecionou, na página Secundário do formulário Ordens de serviço, uma ordem de serviço que já tenha ordens de serviço secundárias que não sejam do tipo SVE, todas as informações da página Equipamento ficarão protegidas.

    Se o parâmetro de instalação PMRVCTRL estiver definido como YES e a ordem de serviço no cabeçalho for uma ordem de serviço de MP, todos os campos da página Equipamento estarão protegidos. Você não poderá adicionar nem remover um equipamento de ordem de serviço de MP, em uma ordem de serviço, se o controle de revisão de MP estiver em uso.

    Se o parâmetro de instalação ROUTEEOB estiver definido como Y e a ordem de serviço principal estiver associada a uma rota de equipamento, todos os equipamentos da rota e as respectivas ordens de serviço serão exibidos na grade, e esses elementos estarão protegidos.

  3. Clique em Adicionar equipamento.
  4. Especifique as seguintes informações:
    Equipamento
    Especifique o equipamento a ser adicionado à ordem de serviço.
    Nota: É possível recuperar vários equipamentos para a ordem de serviço por meio da pesquisa Equipamento.

    Clique em Adicionar equipamento de cabeçalho de OS para adicioná-lo à lista Equipamento e distribuir os custos no equipamento de cabeçalho. Os custos de ordem de serviço não são distribuídos automaticamente para o equipamento no cabeçalho de OS. É preciso adicionar o equipamento de cabeçalho à lista Equipamento para que o equipamento de cabeçalho seja incluído na distribuição de custos de ordem de serviço.

    Clique em Importar equipamento da rota para selecionar uma rota existente de equipamento para preencher o equipamento.

    A opção Garantia será selecionada automaticamente em cada ordem de serviço SVE e em cada atividade se o equipamento da ordem de serviço SVE estiver na garantia.

    Os registros de equipamentos duplicados só poderão ser adicionados à lista Equipamento se a ordem de serviço principal for baseada em rotas e se o parâmetro de instalação ROUTEEOB estiver definido como Y.

    Departamento
    Especifique o departamento do equipamento.
    Localização
    Especifique a localização do trabalho a ser executado.
    Código de custo
    Especifique o código de custo da ordem de serviço.
    Ponto inicial
    Especifique, no registro de equipamento linear, o ponto em que a referência deve começar.
    Descrição da referência
    Especifique uma descrição para a referência de Ponto inicial.
    Referência geográfica
    Especifique uma referência geográfica para a referência de Ponto inicial.
    Ponto final
    Especifique, no registro de equipamento linear, o ponto em que a referência deve terminar.
    Descrição da referência
    Especifique uma descrição para a referência de Ponto final.
    Referência geográfica
    Especifique a referência geográfica para a referência de Ponto final.
    Direção de inspeção
    Especifique a direção na qual deseja começar a inspeção no equipamento linear.
    Fluxo
    Especifique a direção de fluxo da viagem ao longo do equipamento linear, por exemplo, carros viajando no registro de equipamento linear para a rodovia 185 estão viajando na direção de fluxo norte-sul.
  5. Opcionalmente, marque a caixa de seleção Segurança se este trabalho exigir precauções especiais de segurança.
  6. Opcionalmente, marque a caixa de seleção Garantia para indicar que o equipamento está coberto por garantia.
  7. Clique em Enviar.
    • Os seguintes campos são preenchidos na ordem de serviço SVE, com base na ordem de serviço principal: Organização, Descrição, Tipo, Status, Duração, Prioridade, Código de problema, Inserido por, Data de início programada, Data do informe, Classe e Organização da classe.
    • Os seguintes campos são preenchidos em cada ordem de serviço SVE, com base no campo Equipamento da ordem de serviço SVE: Equipamento, Tipo, Status do sistema, Tipo de equipamento, Tipo de sistema do equipamento, Equipamento, Organização do equipamento, Localização, Organização da localização, Departamento, Código de custo, Nível crítico e Segurança.
    • Os campos Ordem de serviço principal e Rota principal (apenas no banco de dados) são preenchidos automaticamente com o número da ordem de serviço (no cabeçalho).
    • Os seguintes campos são preenchidos a partir das atividades da ordem de serviço principal para cada ordem de serviço SVE: Atividade, Data de início, Nível, Tarefa, Mão de obra contratada, Pessoal requerido, Duração, Qtd. tarefa (UdM), Motivo do reparo, Trabalho executado, Técnico, Falha da peça, Fabricante, Nível do sistema, Nível de montagem, Nível do componente, Fornecedor e Organização do fornecedor.
    Nota: As informações de planejamento da ordem de serviço não são copiadas para as ordens de serviço relacionadas. Portanto, os campos Horas estimadas, Horas restantes e Qtd. tarefa são definidos como 0 para todas as atividades em qualquer ordem de serviço relacionada criada.

    Adicione outros equipamentos à ordem de serviço, conforme o necessário.

    Se o parâmetro de instalação AUTODMEC estiver definido como YES, a ordem de serviço SVE será excluída do sistema junto.