Registro de horas de fornecedor para ordens de serviço
Registre o número de horas trabalhadas pelos fornecedores em cada atividade de ordem de serviço. Você pode registrar horas de fornecedor antes de fechar as ordens de serviço ou até uma quantidade específica de dias após o fechamento das ordens de serviço.
Não é possível registrar horas em relação a ordens de serviço com status de sistema Q (Solicitação de serviço) ou a ordens de serviço que façam parte de uma sessão de programação.
A configuração do parâmetro de instalação COMDAYS indica a quantidade de dias em que é possível registrar horas após a conclusão de uma ordem de serviço. Se a quantidade de dias entre a data de conclusão da ordem de serviço e a data atual do sistema for superior ao valor especificado para COMDAYS, você não terá permissão para registrar as horas de uma ordem de serviço.
- Selecione Trabalho > Ordens de serviço.
- Selecione a ordem de serviço para a qual deseja registrar horas de fornecedor e, em seguida, clique na guia Registrar horas de fornecedor.
- Clique em Adicionar horas de fornecedor.
-
Especifique as seguintes informações:
- OC-Linha
- Especifique a OC-linha para a qual deseja registrar horas de fornecedor.
Dependendo do Tipo da linha de ordem de compra, o sistema também preencherá ou protegerá automaticamente os seguintes campos adicionais.
Se o Tipo for ST (Horas de serviço), o sistema preencherá automaticamente os campos Atividade-nível, Horas estimadas da atividade e Horas restantes da atividade. O sistema protege automaticamente os campos % Recebido e Recebido. O sistema preenche automaticamente o campo Taxa com base na OC-linha selecionada. É possível modificar os campos Dia trabalhado e Horas trabalhadas conforme necessário.
Se o Tipo for ST (Horas de serviço) e a ordem de serviço for uma OS de vários equipamentos, o sistema bloqueará e preencherá os campos Equipamento, Org. do equipamento e Ordem de serviço relacionada da OC-linha selecionada.
Se o tipo for SF (Preço fixo), o sistema preencherá automaticamente os campos Atividade-nível, Horas estimadas da atividade e Horas restantes da atividade. O sistema limpará e protegerá automaticamente os campos Horas trabalhadas e Taxa. O sistema preenche automaticamente o campo Recebido com base na OC-linha selecionada. É possível modificar os campos Dia trabalhado, % Recebido e Recebido conforme necessário.
Se o tipo for SF (Preço fixo) e a ordem de serviço for uma OS de vários equipamentos, o sistema bloqueará e preencherá os campos Equipamento, Org. do equipamento e Ordem de serviço relacionada da OC-linha selecionada.
Se o tipo for SH (Serviço contratado), o sistema limpará e protegerá automaticamente os campos % Recebido, Recebido e Taxa. O sistema preenche automaticamente o campo Recebido com base na OC-linha selecionada. É possível modificar os campos Dia trabalhado, Horas trabalhadas e Atividade-nível conforme necessário.
Se o Tipo for SH (Serviço contratado) e a ordem de serviço for uma OS de vários equipamentos, o sistema ativará o campo Equipamento e ele será obrigatório. O sistema selecionará automaticamente a opção Todos os equipamentos no campo Equipamento e bloqueará os campos Org. do equipamento e Ordem de serviço relacionada. Se você selecionar a opção Equipamento de cabeçalho de OS no campo Equipamento, o sistema preencherá o campo Ordem de serviço relacionada com a OS selecionada. Se você selecionar um Equipamento específico, o sistema preencherá os campos Org. do equipamento e Ordem de serviço relacionada do Equipamento selecionado.
- Funcionário
- Especifique o nome da pessoa que está executando o trabalho e para a qual você deseja registrar horas de fornecedor. O sistema preenche automaticamente, no campo adjacente, a descrição do funcionário. Nota: A configuração do parâmetro de instalação BOOPLAN determina a forma pela qual o sistema preencherá as informações a partir dos registros de funcionários e dos registros de atividade-serviço técnico das horas registradas.
- Dia trabalhado
- Especifique a data em que as horas foram trabalhadas.
- Tipo de hora
- Especifique o tipo das horas trabalhadas (por exemplo, normal, hora extra etc.).
- Horas trabalhadas
- Especifique o número de horas utilizadas para executar o trabalho.
Se você digitar um valor positivo no campo Horas trabalhadas, o sistema preencherá os campos Hora de início e Hora de término. Se você digitar um valor negativo ou excluir o campo Horas trabalhadas, o sistema limpará os campos Hora de início e Hora de término.
Nota: Você só poderá registrar horas de mão de obra de fornecedor em relação a uma ordem de serviço SVE baseada na ordem de serviço principal de vários equipamentos.
- Taxa
- Especifique a taxa por hora do fornecedor que está executando o trabalho.
- Unidades
- Especifique a quantidade de tarefas que estão sendo solicitadas. Por exemplo, se tiver digitado 3 horas no campo Horas estimadas da tarefa, essas 3 horas representarão uma unidade.
Se nenhum valor for inserido no campo Horas trabalhadas, o sistema calculará as Horas trabalhadas com base nas Unidades digitadas, da seguinte forma:
Se o Tipo for SH e você digitar um valor no campo Unidades, o sistema preencherá o campo Horas trabalhadas com base na seguinte equação:
Horas trabalhadas = (Unidades/Unidades de atividade) x Horas estimadas da atividade
Se o Tipo for SF e você digitar um valor no campo Unidades, o sistema preencherá o campo Horas trabalhadas com base na seguinte equação:
Horas trabalhadas: Recebido = (Unidades/Unidades de atividade) x Pedido
Especifique a Hora de início e a Hora de término programadas da atividade de ordem de serviço.
- Atividade-nível
- Selecione a atividade e o nível que estão realizando o trabalho cujas horas de fornecedor devem ser registradas.
- Equipamento
- Especifique uma destas opções, se a ordem de serviço for uma ordem de serviço de vários equipamentos:
- Todos os equipamentos
- Selecione a opção Todos os equipamentos para distribuir equitativamente as horas de fornecedor em cada registro de equipamento de OS na ordem de serviço e na atividade selecionadas. Ao salvar a transação, o sistema criará registros de mão de obra registrada e os aplicará a cada ordem de serviço relacionada e atividade selecionada. O sistema divide o número inserido no campo Horas trabalhadas pelo número de registros de equipamento adicionados na página Equipamento para determinar a mão de obra registrada a ser aplicada a cada equipamento. A Taxa aplicável à ordem de serviço de vários equipamentos é também aplicada a todas as ordens de serviço SVE. Nota: O campo Equipamento é preenchido automaticamente com o valor Todos os equipamentos se o campo Tipo for SH; caso contrário, o sistema preencherá o campo Equipamento com base na OC-linha associada.
O sistema aplica automaticamente o restante das Horas trabalhadas ao último registro de equipamento na guia Equipamento da página Ordens de serviço.
Se você selecionar a opção Todos os equipamentos no campo Equipamento e pelo menos uma das ordens de serviço relacionadas tiver o status Concluído (ou um status de usuário equivalente), o sistema exibirá uma mensagem, permitindo que você selecione entre distribuir as horas de mão de obra apenas nos equipamentos com ordens de serviço relacionadas abertas ou em todos os equipamentos, independentemente de as ordens de serviço relacionadas terem status Aberto ou Concluído (ou status de usuário equivalentes).
Além disso, o sistema desprezará a configuração do parâmetro de instalação COMDAYS durante o lançamento de transações de registro de mão de obra em OSs relacionadas se a opção Todos os equipamentos estiver selecionada.
- Equipamento de cabeçalho de OS
- Selecione a opção Equipamento de cabeçalho de OS para distribuir as horas de fornecedor registradas apenas para a Ordem de serviço selecionada.
Insira um registro de Equipamento específico para distribuir as horas de fornecedor registradas apenas para o Equipamento selecionado e para a respectiva Ordem de serviço relacionada.
Nota: Embora o campo Equipamento seja editável apenas quando o tipo for SH, ainda assim o sistema distribuirá os custos das horas registradas de fornecedor para o equipamento fornecido com base na OC-linha dos tipos SF e ST.Se você fizer correções na mão de obra registrada para ordens de serviço de vários equipamentos e selecionar a opção Todos os equipamentos ou um registro de equipamento específico no campo Equipamento, o sistema também distribuirá as horas registradas e aplicará a correção a todos os equipamentos na ordem de serviço ou no equipamento selecionado.
Consulte Adição de equipamentos a ordens de serviço para distribuição de custos de ordens de serviço.
- % recebido
- Especifique a porcentagem de horas recebidas. Esse percentual só poderá ser inserido se o tipo for SF (Preço fixo).
Quando você digita um valor no campo % Recebido, o campo Recebido é preenchido com base na seguinte equação:
Recebido = (% Recebido/100) x Pedido
Nota: Se o valor do % recebido resultar em um valor recebido que excede o preço fixo da ordem de compra referenciada (ou o saldo restante que houver), uma mensagem de aviso será exibida. Clique em Sim para continuar e salvar as alterações ou clique em Não para continuar sem salvar.- Recebido
- Especifique o valor de horas recebidas.
- Clique em Enviar.