Devolução de peças de ordens de serviço
Devolva aos almoxarifados as peças emitidas para ordens de serviço que não foram utilizadas.
- Selecione Trabalho > Ordens de serviço.
- Selecione a ordem de serviço da qual deseja devolver peças e, em seguida, clique na guia Peças.
-
Especifique as seguintes informações:
- Peça
- Especifique a peça a ser devolvida.
O campo Disponível indica a quantidade disponível da peça no almoxarifado selecionado para a atividade de ordem de serviço. Qtd. total disponível indica a quantidade disponível da peça no almoxarifado selecionado para a atividade de ordem de serviço, como também a quantidade disponível da peça em qualquer almoxarifado secundário do almoxarifado selecionado.
- Atividade-nível
- Especifique a atividade e o nível que estão executando o trabalho da ordem de serviço selecionada.
- Almoxarifado
- Especifique o almoxarifado para o qual as peças serão devolvidas.
- Tipo de transação
- Selecione Devolver.
- Data
- Especifique a data desejada da transação.
- Equipamento
- Selecione uma destas opções se a ordem de serviço for uma ordem de serviço de vários equipamentos:
- Especifique determinado equipamento para o qual queira distribuir a Quantidade de devolução.
- Especifique a opção Todos os equipamentos para distribuir de maneira equitativa a Quantidade de devolução para cada equipamento da ordem de serviço.
- Especifique a opção Equipamento de cabeçalho de OS para distribuir a Quantidade de devolução apenas para o cabeçalho da ordem de serviço.
Nota: O restante da quantidade de devolução que não pode ser distribuído de maneira uniforme é aplicado automaticamente ao último registro de equipamento na página Equipamento do formulário Ordens de serviço.Se você selecionar Todos os equipamentos e pelo menos uma das ordens de serviço relacionadas tiver o status Concluído (ou um status de usuário equivalente), o sistema exibirá uma mensagem, permitindo que você selecione entre distribuir o custo da devolução para as ordens de serviço relacionadas abertas ou para todos os equipamentos, independentemente de as ordens de serviço relacionadas terem status Aberto ou Concluído (ou status de usuário equivalentes).
O valor exibido no campo Utilizada da lista Peças mostra a quantidade da peça emitida/devolvida, no cabeçalho de ordem de serviço e em todas as ordens de serviço SVE relacionadas para a atividade.
A configuração do parâmetro de instalação RTNANY também pode afetar as devoluções para as quais haja uma quantidade insuficiente de emissões, com base nas quais são feitas as devoluções com a opção Todos os equipamentos. Se RTNANY estiver definido como Yes, o sistema distribuirá equitativamente a quantidade de devolução por todos os equipamentos da ordem de serviço. Se RTNANY estiver definido como No, o sistema não permitirá que a devolução seja realizada se não houver uma quantidade suficiente da peça.
- Quantidade
- Especifique o número de peças a serem devolvidas para a ordem de serviço. O número deve ser maior que 0 (zero).
Nota: Se a peça for controlada como ativo, o campo Quantidade deverá ser igual a 1.
- ID do ativo
- Especifique a ID de ativo se a peça for controlada por ativo.
- Compartimento
- Especifique o compartimento para o qual as peças serão devolvidas.
- Lote
- Especifique o lote para o qual as peças serão devolvidas.
- Horas de uso da ferramenta
- Se a peça que está sendo devolvida estiver identificada como uma ferramenta, especifique o número de horas em que a ferramenta ficou em uso.
Nota: Se a ordem de serviço for uma ordem de serviço SVE, o sistema distribuirá as horas de uso da ferramenta com base no equipamento selecionado.
- Fabricante
- Especifique o fabricante da peça.
- Devolução para reposição
- Selecione esta opção se a peça a ser devolvida for uma peça reparável e se você desejar devolvê-la ao almoxarifado para reparo. O sistema adiciona a quantidade de devolução ao campo Qtd. reposição do almoxarifado para o qual a peça será devolvida quando a devolução for submetida. Nota: Se você selecionar Devolução como o Tipo de transação e a Peça selecionada for uma peça reparável, o sistema ativará o campo Devolução para Reparo. Se você selecionar a opção Devolução para reparo, o sistema permitirá falhas de peças e preencherá automaticamente o campo Compartimento com o Compartimento de Reparo padrão. Se o Compartimento de reparo padrão sobrescrever um outro compartimento, o sistema limpará o campo Lote.
Se a Peça for uma peça reparável que também é controlada por ativo e você limpar o campo Devolução para reparo, a ID do ativo será limpa.
Se você enviar uma transação de devolução de uma peça reparável e limpar a opção Devolução para reparo, o sistema processará a devolução como uma devolução normal.
- Número de peça do fabricante
- Especifique o número de peça identificado pelo fabricante.
- Falha na qtd.
- Especifique a quantidade da peça com falhas.
Nota: O sistema não permite falhas de peças em uma Devolução para peças controlada por ativo ou peça reparável.
- Falha na data
- Especifique a data em que a peça falhou.
- Código de problema
- Especifique o código do problema que exigiu solução.
- Código de falha
- Especifique o motivo de falha da peça.
- Código de ação
- Especifique a providência tomada para corrigir o problema.
- Código de motivo
- Especifique o código de motivo ou a causa raiz do problema.
- Notas sobre falhas
- Especifique comentários sobre a falha.
- Clique em Enviar.