Geração de ordens de serviço

Crie ou atualize várias ordens de serviço usando o formulário Gerar ordens de serviço.

O formulário Gerar/emitir OSs da inspeção é composto por duas páginas: A primeira é a página Parâmetros, na qual são definidos os critérios de seleção para localização de ordens de serviço a serem processadas no lote. A segunda é a página Visualização, na qual é possível visualizar as ordens de serviço do lote antes de realmente processá-las e selecionar ou cancelar a seleção das ordens de serviço a serem processadas, conforme necessário.

A seção Opções de geração, da página Parâmetros, permite especificar a forma como o sistema deve processar as ordens de serviço durante o processo de geração em lote. Por padrão, a opção Emitir OSs de MPs fixas/variáveis está selecionada, permitindo ao sistema emitir automaticamente todas ordens de serviço do Tipo de MP fixo ou variável com Status À espera de emissão. Se você limpar a opção Emitir OSs de MPs fixas/variáveis, o sistema não emitirá automaticamente nenhuma ordem de serviço de MP fixa ou variável durante o processo de geração em lote.

Se optar pela emissão de ordens de serviço de MP fixa/variável, o sistema emitirá as ordens de serviço de MP fixa ou variável com base nas respectivas datas de vencimento. Se tiver especificado um período ocioso para o equipamento vinculado à MP fixa/variável, o sistema temporariamente adiará a emissão da MP fixa/variável se a data de vencimento da MP coincidir com o período ocioso especificado.

O sistema recalculará automaticamente a próxima data de vencimento de uma MP fixa que coincidir com um período ocioso, adicionando incrementos de período de MP à data de vencimento até que a data de vencimento da MP seja posterior à data do Fim do período ocioso especificada para o equipamento.

O sistema recalculará a próxima data de vencimento de uma MP variável que coincidir com um período ocioso, atribuindo à nova data de vencimento o dia seguinte à data do Fim do período ocioso especificada para o equipamento associado à MP.

Nota:  A adição de um período ocioso a um equipamento de MP não afeta nenhuma ordem de serviço de MP criada ou emitida anteriormente.

Se você optar por emitir MPs duplicadas, o sistema procurará MPs que atendam aos critérios de parâmetros. Se Executar em estiver especificado para o registro de equipamento de MP, o sistema ajustará automaticamente a Data de vencimento calculada com base em Executar em. No mês em que se enquadra a Data de vencimento normalmente calculada, o sistema define como a semana do mês e o dia da semana definidos por Executar em para o registro de equipamento de MP.

Com a página Visualização, você pode ver todas as ordens de serviço selecionadas para processamento com base nos parâmetros de seleção, permitindo selecionar ou limpar as ordens de serviço incluídas no processo de geração em lote antes de realmente processar o lote de ordens de serviço. Você pode selecionar ou limpar a seleção de ordens de serviço individuais para processamento ou todas as ordens de serviço para processamento.

  1. Selecione Trabalho > Processo > Gerar OSs.
  2. Especifique as seguintes informações:
    Organização
    Especifique a organização à qual pertence a ordem de serviço se você usa segurança multiorganizacional.
    Departamento
    Supervisor
    Equipamento
    Localização
    Atribuído a
    MP
    Classe de MP
    Tipo de OS
    Código de custo
    Especifique um ou todos esses parâmetros de seleção para gerar o lote de ordens de serviço.
    Gerar até
    Especifique a data até a qual deseja processar as ordens de serviço.
    Nota: Para gerar todas as ordens de serviço que atendam aos critérios de seleção especificados até a data atual, deixe em branco a opção Gerar até.
    Alterar status da OS
    Selecione para alterar o status da ordem de serviço.
    Status de OS atual
    Especifique o status atual da ordem de serviço.
    Status da nova OS
    Especifique o status que deseja utilizar para alterar o atual status da ordem de serviço.
    Gerar OSs p/peças reparáveis
    Selecione para gerar ordens de serviço para peças reparáveis.
    Almoxarifado
    Especifique o almoxarifado para o qual devem ser geradas ordens de serviço de peças reparáveis.
    Gerar pacote de serviços de MP
    Selecione para criar ordens de serviço de MP para o equipamento principal especificado em um pacote de serviços selecionado.
    Departamento
    Especifique o departamento ao qual pertence o pacote de serviços.
    Pacote de serviços
    Especifique o código de identificação do pacote de serviços para o qual deve ser gerada uma ordem de serviço do equipamento principal.
    Status da OS
    Especifique o status do pacote de serviços.
    Período
    Especifique o período no qual foram agrupadas as ordens de serviço de MP do pacote de serviços.
    Equipamento principal
    Especifique o equipamento principal para o qual devem ser geradas ordens de serviço de MP para todos os equipamentos secundários listados no pacote de serviços.
    Tipo de OS
    Especifique o tipo de ordem de serviço do pacote de serviços.
    Emitir OSs de MPs fixas/variáveis
    Selecione para criar ordens de serviço de MP do tipo Fixo ou Variável durante o processamento do lote de ordens de serviço. O sistema emite o status de OS de MP fixo para o status especificado no parâmetro de instalação WORKWOST.

    Se o parâmetro de instalação ROUTEEOB for definido como Y, uma Rota será especificada na programação de MP e o tipo de programação de MP será fixo ou variável; além disso, o sistema criará ordens de serviço SVE para os equipamentos da rota (conforme indicado pela configuração do parâmetro de instalação MEROUTWO). O sistema gerará ordens de serviço SVE, além da ordem de serviço de MP inicial, quando o parâmetro de instalação PPMSTAT estiver definido como R (Emitido). Além disso, selecionará automaticamente o campo Vários equipamentos no cabeçalho da ordem de serviço de MP.

    Se o parâmetro de instalação AUTOPMCL estiver definido como YES, o sistema fechará automaticamente todas as ordens de serviço de MP secundárias emitidas quando uma MP principal for emitida. Se as ordens de serviço de MP secundárias sendo fechadas forem ordens de serviço de vários equipamentos, o sistema fechará também todas as ordens de serviço SVE relacionadas às ordens de serviço de MP secundárias.

    Na atual versão do sistema, se o parâmetro de instalação ROUTEEOB estiver definido como Y, o sistema criará ordens de serviço SVE durante a emissão de uma ordem de serviço principal para uma MP baseada em rota.

    Nota:  Nas versões anteriores do sistema (versão 7.9 ou anterior), se o parâmetro de instalação ROUTEEOB estivesse definido como Y, o sistema criava ordens de serviço do tipo RC (rota secundária) quando uma ordem de serviço principal fosse emitida para uma MP baseada em rota.

    Consulte Definição de rotas de MP e equipamentos em rotas.

    Gerar OSs de MPs duplicadas
    Selecione para criar ordens de serviço de MP do tipo Duplicado durante o processamento do lote de ordens de serviço. O sistema atribui automaticamente o status inserido no parâmetro de instalação PPMSTAT às ordens de serviço de MP criadas durante o processamento em lote e, em seguida, emite o status da ordem de serviço para o status especificado no parâmetro de instalação WORKWOST.
    Nota: As ordens de serviço não são geradas para MPs bloqueadas por uma sessão de previsão de MP.
    Gerar OSs para reposições reparáveis
    Selecione para criar ordens de serviço de peças de reposição reparáveis a serem reparadas internamente. O campo Almoxarifado está ativado e é obrigatório. Consulte Geração de ordens de serviço para peças de reposição reparáveis
    Incluir equip secundário
    Selecione esta opção para gerar ordens de serviço para qualquer equipamento secundário do Equipamento selecionado durante o processamento do lote de ordens de serviço.
    Emitir outras OSs
    Selecione para atualizar outras ordens de serviço existentes e com o Status de OS atual especificado. O campo Status de OS atual está ativado e é obrigatório.
    Status de OS atual
    Especifique o status atual de ordem de serviço com o qual deseja atualizar as ordens de serviço existentes.

    Se você selecionar a opção Emitir outras OSs e inserir um Status de OS atual, durante a inicialização do processo de geração de ordem de serviço, o sistema localizará e atualizará todas as ordens de serviço existentes com o Status de OS atual especificado, e atualizará o status das ordens de serviço com o valor especificado no parâmetro de instalação WORKWOST.

    Imprimir relatório de resumo
    Selecione para gerar um relatório de resumo de todas as ordens de serviço geradas depois que o processo de geração em lote estiver concluído.
    Imprimir ordens de serviço
    Selecione para imprimir os cartões de ordens de serviço criadas/atualizadas durante o processamento do lote de ordens de serviço.
  3. Clique em Processar.
    O sistema exibe a página Visualização e uma lista de todas as ordens de serviço que atendam aos critérios de seleção.

    A página Visualização preserva as definições da opção Imprimir ordens de serviço da página Parâmetros. Você pode selecionar ou limpar a opção Imprimir ordens de serviço conforme necessário.

  4. Selecione cada ordem de serviço que você deseja gerar no lote de ordens de serviço ou limpe cada OS que não queira gerar no lote de ordens de serviço, conforme o necessário.
    Nota: Para selecionar todas as ordens de serviço ao mesmo tempo, clique em Selecionar. Para limpar todas as ordens de serviço ao mesmo tempo, desmarque a caixa Selecionar.

    O sistema não exibe as ordens de serviço SVE na página Visualização. Entretanto, as ordens de serviço SVE serão geradas/emitidas quando a ordem de serviço principal de vários equipamentos for gerada ou emitida.

  5. Clique em Gerar.
    O sistema gera as ordens de serviço dos registros selecionados. Se ocorrer algum erro, o sistema alterará o atributo visual do registro para vermelho e exibirá uma mensagem de erro na coluna Mensagem de erro da lista Visualização.

    O sistema copia automaticamente o Ponto inicial, a unidade de medida, a Descrição da referência, a Referência geográfica, bem como o Ponto final, a unidade de medida, a Descrição da referência, a Referência geográfica nas ordens de serviço emitidas para MPs de equipamentos lineares.

    Nota: Se você configurou o sistema para que ele exija uma assinatura eletrônica para autorizar alterações de status nos cabeçalhos de ordens de serviço, o sistema exibirá o pop-up Assinatura eletrônica para cada ordem de serviço do lote de OS que precisar de alteração de status.