Geração de ordens de serviço para peças de reposição reparáveis

Gere ordens de serviço para peças de reposição reparáveis cujo processo de reparo será interno. Se você selecionar a geração de ordens de serviço para reparo interno, o sistema verificará se há uma Quantidade de reparos para as peças no almoxarifado. Se existir uma quantidade positiva de reparos, o sistema gerará uma ordem de serviço do Tipo Peça de reposição reparável contendo a(s) peça(s) a ser(em) reparada(s) internamente. Se as opções Atribuir automaticamente e Ativo estiverem habilitadas, o sistema moverá automaticamente a peça do campo Qtd. disponível para o campo Qtd. na oficina quando for gerada a ordem de serviço de reparo interno.

  1. Selecione Trabalho > Processo > Gerar OSs.
  2. Especifique as seguintes informações:
    Organização
    Especifique a organização à qual pertence a ordem de serviço se você usa segurança multiorganizacional.
    Departamento
    Equipamento
    Localização
    MP
    Classe de MP
    Tipo de OS
    Especifique um ou todos esses parâmetros de seleção para gerar o lote de ordens de serviço.
    Gerar até
    Especifique a data de vencimento até a qual deseja processar as ordens de serviço.
    Nota: Para gerar todas as ordens de serviço que atendam aos critérios de seleção especificados até a data atual, deixe em branco a opção Gerar até.
    Imprimir relatório de resumo
    Selecione para gerar um relatório de resumo de todas as ordens de serviço geradas depois que o processo de geração em lote estiver concluído.
    Imprimir ordens de serviço
    Selecione para imprimir os cartões de ordens de serviço criadas/atualizadas durante o processamento do lote de ordens de serviço.
    Gerar OSs para reposições reparáveis
    Selecione para criar ordens de serviço de peças de reposição reparáveis a serem reparadas internamente. O sistema ativa o campo Almoxarifado e ele é obrigatório. O sistema preenche o campo Org. do almoxarifado com base no almoxarifado selecionado.
  3. Clique em Processar. O sistema exibe a página Visualização e uma lista de todas as ordens de serviço que atendam aos critérios de seleção.
    A página Visualização preserva as definições da opção Imprimir ordens de serviço da página Parâmetros. Você pode selecionar ou limpar a opção Imprimir ordens de serviço conforme necessário.
  4. Selecione cada ordem de serviço que deseja gerar no lote de ordens de serviço, conforme o necessário.
    Nota: Para selecionar todas as ordens de serviço ao mesmo tempo, marque a caixa Selecionar. Para limpar todas as ordens de serviço de uma só vez, limpe a caixa Selecionar.
  5. Clique em Gerar. O sistema gera as ordens de serviço dos registros selecionados. Se ocorrer algum erro, o sistema alterará o atributo visual do registro para vermelho e exibirá uma mensagem de erro na coluna Mensagem de erro da lista Visualização.
    Nota:  Se você configurar o sistema para que ele exija uma assinatura eletrônica para autorizar alterações de status nos cabeçalhos de ordens de serviço, o sistema exibirá o pop-up Assinatura eletrônica uma vez para cada ordem de serviço do lote de OS para o qual há uma alteração de status.

    Consulte as regras de processamento a seguir ao gerar ordens de serviço de peças de reposição reparáveis.

    • Se você tiver selecionado a opção Usar método de estoque para uma peça na guia Detalhes do reparo, no formulário Peças, o sistema calculará a Quantidade a ser reparada com base no método de reposição de estoque especificado para o almoxarifado que mantém a peça. Por exemplo, crie uma peça OOV-REX-TRA-25G cuja opção Mín./máx. seja o método de estoque com uma quantidade mínima de 5 e uma quantidade máxima de 10. A quantidade disponível atual de OOV-REX-TRA-25G é 4 e a quantidade de reparos no estoque é 9. Ao gerar uma ordem de serviço de reparo interno para a peça, o sistema calculará a Qtd. a ser reparada como sendo de 6 peças, e não de 9, de maneira a atualizar a Qtd. disponível no estoque até o máximo especificado de 10.
    • Se você não selecionar a opção Usar método de estoque para a peça, na guia Detalhes do reparo do formulário Peças, o sistema gerará automaticamente a ordem de serviço para o total da Quantidade de reparos na guia Detalhes do reparo do formulário Peças.
    • Se você não selecionar a opção Atribuir automaticamente na guia Detalhes do reparo do formulário Peças, o sistema gerará automaticamente a ordem de serviço para a Quantidade atribuída de 0 e você precisará utilizar a caixa de diálogo instantânea Atribuir detalhes do reparo, na ordem de serviço, para fazer as atribuições.