Fechamento de ordens de serviço

Feche as ordens de serviço concluídas.

Nota:  Se você fechar uma ordem de serviço de MP, o sistema gerará a próxima ordem de serviço de MP.

Também é possível fechar ordens de serviço na página Fechamento rápido de ordem de serviço.

Consulte Fechamento de ordens de serviço na página de fechamento rápido.

Você não poderá fechar ordens de serviço se qualquer uma das seguintes condições for verdadeira:

  • Se o campo Impedir conclusão de OS estiver selecionado para o Equipamento no cabeçalho da ordem de serviço ou em qualquer uma das ordens de serviço SVE associadas.
  • Se o parâmetro de instalação WOCLPOUT estiver definido como NO e a ordem de serviço ou uma das ordens de serviço SVE for referenciada em uma ordem de compra ativa ou em uma linha de requisição.
  • Se o parâmetro de instalação WOCLPOUT estiver definido como NO e a ordem de serviço ou uma das ordens de serviço SVE contiver uma ou mais peças de compra direta, as quais foram recebidas em um Almoxarifado, mas ainda não foram emitidas para a ordem de serviço.
  • Se o parâmetro de instalação EVTCASCD estiver definido como NO e a ordem de serviço for o elemento principal de pelo menos uma ordem de serviço secundária dependente aberta.
    Nota: A configuração do parâmetro de instalação EVTCASCD não afeta o status de uma ordem de serviço SVE quando você altera o status da ordem de serviço principal de vários equipamentos, pois o sistema sempre refletirá o status da OS principal de vários equipamentos em todas as ordens de serviço SVE associadas.

Para fechar ordens de serviço:

  1. Selecione Trabalho > Ordens de serviço.
  2. Selecione a ordem de serviço que deseja fechar e, em seguida, clique na guia Fechamento.
  3. Especifique as seguintes informações:
    Status
    Selecione Concluído como o status da ordem de serviço.
    Nota: Se você fechar uma ordem de serviço que é modelo de ordem de serviço padrão e contém OSs secundárias anexadas, o sistema recalculará e atualizará o status de todas as ordens de serviço secundárias anexadas. Se você fechar a última ordem de serviço secundária de uma sequência, o sistema recalculará as datas de início e de término solicitadas para todas as ordens de serviço secundárias.

    Dependendo da configuração do sistema, talvez não seja possível fechar uma ordem de serviço principal até que todas as ordens de serviço secundárias tenham sido fechadas. Entre em contato com o administrador do sistema para obter mais informações.

    Você poderá reabrir uma ordem de serviço após tê-la fechado se o parâmetro de instalação REOPENPM estiver definido como YES e você tiver autorização de status apropriada para fazê-lo. Entretanto, a reabertura de uma ordem de serviço principal não afetará nenhuma ordem de serviço secundária da OS principal, independentemente de a ordem de serviço secundária ser dependente da OS principal ou da configuração do parâmetro de instalação EVTCASCD.

    Se a ordem de serviço for de vários equipamentos, o sistema atualizará o Status de todas as ordens de serviço SVE associadas à ordem de serviço, aplicando o status da ordem de serviço principal.

    Equipamento
    Especifique o equipamento em que foi executado o trabalho.
    Nota: Se o registro de equipamento tiver sido marcado anteriormente com a opção Impedir conclusão de OS, você não poderá fechar a ordem de serviço.
    Data de início
    Especifique a data em que o trabalho foi iniciado.
    Data de conclusão
    Especifique a data em que o trabalho foi concluído.
    Nota: Ao fechar uma ordem de serviço de vários equipamentos, o sistema copia a data de conclusão em todas as ordens de serviço SVE abertas associadas à ordem de serviço principal de vários equipamentos, sobrescrevendo a data de conclusão existente nas ordens de serviço SVE. Entretanto, o sistema não sobrescreve a Data de conclusão de nenhuma ordem de serviço SVE concluída antes do fechamento da OS principal de vários equipamentos.
    Custo de parada
    Especifique o custo da parada para o processo de produção.
    Horas de parada
    Especifique o número de horas em que o equipamento ficou parado.
    Código de problema
    Especifique o código do problema que exigiu solução.
    Código de falha
    Especifique o motivo da falha do equipamento ou do componente.
    Código de motivo
    Especifique o código de motivo do problema, ou seja, a causa principal do problema.
    Código de ação
    Especifique o código da providência tomada para corrigir o problema.
    Nota: Se a OS for uma ordem de serviço de vários equipamentos e você modificar os campos Código de problema, Código de falha, Código de motivo e/ou Código de ação, o sistema refletirá a alteração em todos os códigos correspondentes em qualquer ordem de serviço SVE que não tiver sido concluída, sobrescrevendo os valores existentes.
  4. Clique em Salvar registro.