Terminologia de gerenciamento de frota

Os seguintes termos vão ajudá-lo a se familiarizar com os atributos exclusivos do módulo de gerenciamento de frota:

Termo Definição
Veículo

Tipo específico de ativo, utilizado no módulo de gerenciamento de frota

Exemplo: Para classificar uma van de frota como um veículo no sistema, selecione Veículo no formulário Ativos.

Pool de motores

O pool de motores é um agrupamento de veículos alugados a curto prazo para funcionários (veículos de pool/emprestados) ou fornecidos aos funcionários como um meio permanente de transporte (veículos de atribuição).

Exemplo: O módulo de gerenciamento de frota gerenciará todo o pool de motores de uma empresa, organização etc.

Tíquete de veículo

Controla a emissão e a devolução dos veículos de frota do pool de motores.

Exemplo: Crie um tíquete de veículo para controlar um veículo específico. O tíquete controla quando o veículo é emitido para/devolvido pelos funcionários, como também outros atributos dos veículos, como quilometragem, local de estacionamento e níveis de combustível.

Status do tíquete

O status de um tíquete de veículo muda à medida que o tíquete avança em seu ciclo de vida. Esta lista descreve os códigos de status.

Emitido
Indica que, no momento, o veículo está emitido para um funcionário. O veículo não é mais um ativo disponível no pool de motores.
Devolvido
Indica que o veículo foi devolvido pelo funcionário e voltou para o pool de motores.
Concluído
Indica que o tíquete foi concluído e está pronto para ser faturado. O tíquete agora está disponível para emissão.
Tipo de veículo

Três tipos de veículos compõem o pool de motores. Esta lista descreve os tipos de veículos.

Pool
Tipo de veículo que é um meio de transporte temporário para funcionários. Se um funcionário precisar de um carro do pool para o dia de uma tarefa específica, o veículo de pool será emitido do pool de motores.
Veículo emprestado
Tipo de veículo que é um meio de transporte temporário para funcionários, principalmente quando seus veículos de atribuição não estão disponíveis. Quando um veículo da empresa designado para o funcionário precisa de reparos, um veículo emprestado é emitido do pool de motores até que o veículo de atribuição esteja consertado.
Atribuição
Tipo de veículo que é atribuído a longo prazo para funcionários. Veículos de atribuição são quase sempre veículos da empresa emitidos para funcionários por períodos corridos de semanas, meses ou anos.
Exceção

Associe outras taxas aos tíquetes de veículos para abranger condições excepcionais que possam ocorrer com os veículos. Os códigos de exceção são associados a tíquetes de veículos na página Exceções do formulário Tíquete de veículo.

Exemplo: Associe ao tíquete de veículo um código de exceção que cobre uma taxa adicional aos clientes pela pouca quantidade de combustível dos veículos devolvidos.

Ajuste

Adicione créditos e débitos a faturamentos anteriores. Os ajustes serão refletidos nos faturamentos posteriores da frota. Para corrigir um tíquete faturado com um código de custo incorreto, preencha um novo código de custo. Ajustes podem ser adicionados a veículos de pool, emprestados e de atribuição.

Exemplo: Se um cliente de frota foi faturado a mais na quilometragem, durante o período de faturamento anterior, forneça um crédito para reembolso do cliente de frota no próximo faturamento de frota.

Faturamento

Os faturamentos de frotas são gerados pelo processo de faturamento e correspondem a cada programação específica de faturamento. A frequência com que os faturamentos são gerados é determinada pelo período de faturamento (programações de faturamento). Os clientes de frota também podem exibir os faturamentos de frotas.

Exemplo: Exiba o faturamento de um cliente específico em um período específico de faturamento.

Período

Programações de faturamento que determinam o processo de faturamento. No final da programação de faturamento, gere faturamentos de clientes que correspondam à data de término do período da programação de faturamento.

Exemplo: Escolha faturamento semanal, mensal, trimestral etc.

Código de faturamento

Determine as taxas normais a serem aplicadas aos clientes para várias categorias de faturamento de frota. Juntos os códigos de faturamento e de markup, quando associados a clientes de frota específicos, determinam as taxas totais de categorias de faturamento de frota.

Exemplo: Crie um código de faturamento para encargos de utilização e, em seguida, associe uma taxa ao código de faturamento. Os clientes de frota geralmente são faturados por esse valor para os encargos de utilização.

Código de markup

Utilizado para taxas adicionais de encargos que estejam acima ou que excedam as taxas normais (códigos de faturamento). Juntos os códigos de faturamento e de markup, quando associados a clientes de frota específicos, determinam as taxas totais de categorias de faturamento de frota.

Exemplo: Crie um código de markup para encargos de utilização e, em seguida, associe uma taxa ao código de markup. Quando for preciso aplicar taxas de markup, os clientes de frota serão faturados por esse valor para os encargos de utilização.

Cliente de frota

Grupo utilizado e faturado para veículos de frota.

Exemplo: Crie um cliente de frota que corresponda a um determinado departamento da empresa; por exemplo, uma empresa específica pode definir, no módulo de gerenciamento de frota, que o Departamento de Tratamento de Águas é um cliente de frota e o Departamento de Parques e Recreação é outro.