O que é cálculo de encargos de cliente
O sistema calcula os encargos de cliente e localiza as ordens de serviço atuais associadas a um contrato de cliente. Exiba os encargos de cliente no formulário AMS-Aprovar encargos de cliente.
O processo de cálculo de encargos de cliente é iniciado em diferentes pontos do sistema e inclui as ordens de serviço que correspondam aos seguintes critérios:
- Ordens de serviço de evento do tipo TRABALHO ou MP (ou com status de usuário equivalente)
- Ordens de serviço para as quais não haja nenhuma ordem de serviço Principal
- Ordens de serviço para as quais o campo Continuar debitando não esteja selecionado nem associado a nenhum registro de encargo de cliente com Status Excluído do faturamento, Aprovado ou Faturado.
- Tipos de linhas de ordem de serviço LAB, EMP, HIR, DMA, FIX ou TOOL
Para todas as ordens de serviço que corresponderem aos critérios estabelecidos anteriormente, os encargos de cliente são calculados. Consulte a lista abaixo para obter informações adicionais:
- Primeiro, o sistema determina as ordens de serviço a serem associadas ao contrato de cliente. Para isso, o sistema verifica primeiro a ordem de serviço e, em seguida, o projeto da ordem de serviço (e projetos secundários); em seguida, verifica o equipamento da ordem de serviço (e os equipamentos secundários) e, finalmente, a localização da ordem de serviço (e as localizações secundárias).
- Após fazer a associação entre uma ordem de serviço e um contrato de cliente, o sistema criará um registro de encargo de cliente para a ordem de serviço no formulário AMS-Aprovar encargos de cliente.
Nota: Uma ordem de serviço deve ter alguns custos associados para gerar um encargo de cliente.
Se o sistema não puder encontrar um contrato correspondente aprovado, uma mensagem de erro será gerada e poderá ser exibida na página Comentários do formulário AMS-Aprovar encargos de cliente para o registro de encargos da ordem de serviço atual. Além disso, se houver uma mensagem de erro para o registro de encargos da ordem de serviço, o status do registro será sempre alterado para Erro de dados.
Se houver vários contratos de cliente válidos e associados a uma ordem de serviço, o sistema gerará encargos para o contrato de cliente cujos dados mais específicos estejam definidos.
Se houver mais de um contrato de cliente válido, o sistema gerará encargos para o contrato de cliente associado à programação de determinação de preço cujos valores específicos estejam definidos na página Critérios da OS, do formulário Programações de determinação de preço.
- Em seguida, o sistema recuperará todos os encargos adicionais de programações de determinação de preço associados aos contratos de cliente.
Nota: O sistema acrescenta apenas uma vez o valor de um encargo adicional a uma ordem de serviço. Isso não inclui nenhum encargo adicional para o qual já existam encargos em uma ordem de serviço, a menos que o valor do campo Encargo adicional tenha sido atualizado na programação de determinação de preço depois que o encargo de uma ordem de serviço foi gerado. Se o campo Encargo adicional tiver sido atualizado, o primeiro registro de encargo da ordem de serviço conterá o valor original do campo Encargo adicional, e o sistema gerará um novo encargo de ordem de serviço para a diferença entre os valores dos dois encargos adicionais.
- Se o campo Taxas comerciais específicas estiver selecionado para uma programação de determinação de preço associada a um contrato de cliente, o sistema ignorará todas as taxas comerciais e utilizará apenas as taxas definidas na página Taxas comerciais específicas do formulário Programações de determinação de preço.
- Se o campo Encargos específicos de peça estiver selecionado para uma programação de determinação de preço associada a um contrato de cliente, o sistema calculará os encargos utilizando os valores especificados no campo % encargo na página Encargos específicos de peça do formulário Programações de determinação de preço em vez do valor especificado no campo % Encargos de itens de estoque.
- Se já houver horas de mão de obra em uma ordem de serviço, o sistema arredondará as horas com base nos valores especificados nos campos Arredondamento de tempo (min) e Tempo mínimo (min) na programação de determinação de preço.
Nota: O sistema não controlará as transações pertencentes a uma ordem de serviço que já tenha sido faturada. Portanto, se você gerar novamente os encargos de OS de um contrato de cliente, o sistema simplesmente calculará novamente o total de encargos da ordem de serviço e subtrairá os valores que já foram aprovados ou faturados para calcular os encargos necessários do novo registro de encargo de ordem de serviço.