Compreender a avaliação de inventário histórico do data warehouse
O processo ETL do Data Warehouse inclui datamarts, dois dos quais constituem um instantâneo diário de almoxarifados (SDS) e um deles, um instantâneo diário de peças (PDS). O datamart SDS captura resumos diários do valor de inventário por almoxarifado, organização e classe de peça. O datamart PDS captura resumos diários do valor de inventário por peça. Entretanto, o PDS só captura os resumos diários das peças para as quais você indicou o armazenamento de dados históricos, usando a caixa de seleção Salvar histórico, na guia Exibição de registro da página Peças ao criar peças.
Esta seção descreve como o SDS e o PDS derivam dados históricos de avaliação de inventário do datamart ao executarem a carga de dados inicial para o SDS e o PDS e como o processo ETL calcula os dados históricos de avaliação de inventário do Data Warehouse para diferentes cenários de inventário.
A avaliação de inventário é normalmente calculada com o uso da soma do valor de almoxarifado existente na ocasião em que o processo ETL é executado. Valores de almoxarifado históricos são derivados com o uso de transações de almoxarifado em ordem inversa e no recuo das alterações em quantidades e preços de almoxarifado. Entretanto, algumas informações de valores de almoxarifado históricos não estão disponíveis ou não são viáveis para uso no cálculo de valores históricos.
Atualização do preço de fatura
No EAM, as atualizações de preço são determinadas com base no parâmetro de instalação PRICETIM. Se PRICETIM estiver definido como I, um novo preço será calculado mediante a aprovação de uma fatura para o item de estoque.
Na atualização do preço da fatura, o processo ETL trata os dados de esquemas definidos para atualizar os preços na data da fatura, como se eles tivessem sido definidos para atualizar preços na ocasião do recebimento.
O Data Warehouse atualiza os preços após o recebimento devido à complexidade da sincronização de transações com faturas durante o restabelecimento de níveis e preços históricos de almoxarifados.
Recálculo do preço com base no tipo de preço médio
Independentemente do tipo de preço selecionado para o almoxarifado (Médio, Padrão, Último Preço, LIFO ou FIFO), o processo ETL assume o tipo Preço Médio. Os materiais do almoxarifado são precificados no nível do almoxarifado no EAM, com base na definição do parâmetro de instalação PRICETYP.
Dados históricos precisos para outros tipos de preços que não o preço médio não estão disponíveis. À medida que as transações de recebimento são retrocedidas, o preço de peças é recalculado pelo método de precificação média, mas o preço é ajustado para o preço de retirada sempre que ocorre uma retirada ou uma devolução para a transação de estoque, a não ser que você tenha selecionado LIFO ou FIFO como o tipo de preço de uma peça. Se tiver selecionado LIFO ou FIFO como o tipo de preço, o SDS e o PDS usarão o preço médio em todas as transações, incluindo retiradas e devoluções, para garantir a precisão dos preços de estoque para datas de transação que ocorrerem por um longo tempo a partir da data atual do sistema.
Recálculo de valores para peças reparáveis
Nenhum dado histórico está disponível para calcular os valores anteriores de peças reparáveis que estejam sendo reparadas internamente e para calcular o valor da peça reparável que esteja sendo reparada por um fornecedor. Esses valores são nulos para datas históricas.
Recálculo de preços para transações de recebimento não aprovadas
O EAM assume uma transação RECV na tabela R5TRANSLINES para peças recebidas de uma ordem de compra para a qual um recebimento não foi aprovado. Entretanto, o EAM não atualiza o preço nem a quantidade de estoque até a aprovação desse recebimento. Se houver uma defasagem no tempo entre o recebimento e a aprovação do recebimento, é possível que as quantidades e os preços inseridos na tabela de trabalho de peças, no início do processo, não correspondam à transação. Portanto, apenas as transações de recebimento aprovadas são estornadas.
Ajuste das quantidades de estoque de ativos filho em uma hierarquia de ativos
Em geral, se um ativo estiver associado a ativos filho dependentes em uma hierarquia para a qual os custos são rastreados por ativo, também haverá peças sobressalentes associadas aos ativos na hierarquia. O EAM ajusta a quantidade de estoque dos ativos secundários quando o principal é emitido para uma ordem de serviço e a estrutura dos ativos fica armazenada na tabela R5STRUCTURES. Entretanto, a tabela R5STRUCTURES só mostra o relacionamento atual entre os ativos, e não o relacionamento histórico. Portanto, o processo ETL não considera a estrutura hierárquica dos objetos, quando calcula os valores de estoque históricos.