Inserção de leituras de medidor para equipamentos de ordem de serviço

Insira leituras de medidor do equipamento definido na ordem de serviço. É possível exibir leituras recentes do medidor do equipamento. Além disso, pode-se adicionar uma nova leitura de medidor do equipamento em uma ordem de serviço.

Nota: Você poderá eliminar uma leitura de medidor se considerar que essa leitura foi inserida com erro, porém, não poderá modificar o valor de uma leitura existente de medidor.

Em muitos casos, o medidor de um equipamento em uma ordem de serviço é o medidor secundário de um medidor anexado ao equipamento principal na hierarquia de ativos. Nesses casos, a nova leitura de medidor precisará ser inserida/submetida para o equipamento/medidor principal, mesmo que você esteja inserindo a leitura por meio do equipamento/medidor secundário, na ordem de serviço. Além disso, a nova leitura também deverá ser propagada em todos os elementos secundários do elemento principal da hierarquia de ativos. Utilize o Equipamento-alvo para indicar o equipamento ao qual deseja adicionar a leitura de medidor.

Nota:  O Equipamento-alvo de uma leitura de medidor será o equipamento da ordem de serviço somente se o medidor do equipamento for um medidor independente.

Entretanto, se o equipamento na ordem de serviço for um elemento secundário da hierarquia; os equipamentos secundário e principal tiverem a mesma unidade de medida para a definição de utilização do medidor; e as definições de utilização tiverem sido definidas como medidores principal-secundário, o Equipamento-alvo também poderá ser um elemento principal do equipamento na ordem de serviço.

Para inserir leituras de medidor para equipamentos de ordens de serviço:

  1. Selecione Trabalho > Ordens de serviço.
  2. Selecione a ordem de serviço que contém o equipamento para o qual deseja inserir leituras de medidor e, em seguida, clique na guia Leituras do medidor.
  3. Especifique as seguintes informações:
    Equipamento-alvo
    Modifique o equipamento no qual deseja inserir leituras de medidor conforme necessário. O campo Equipamento-alvo é preenchido automaticamente com o equipamento de nível mais alto na estrutura do medidor e o campo Equipamento com o equipamento definido na ordem de serviço.

    Se você selecionar um novo Equipamento-alvo, todos os campos do formulário serão atualizados com base na nova combinação dos campos Equipamento-alvo e UdM, exceto os campos Equipamento, Org. do equipamento e Descrição do equipamento.

    Nota: O medidor do Equipamento em uma ordem de serviço pode ser o medidor secundário de um medidor anexado ao principal do Equipamento. Nesses casos, o equipamento e o medidor principais devem receber a nova leitura submetida pelo medidor secundário, e a nova leitura deverá ser propagada em todos os equipamentos secundários do equipamento principal.

    O Equipamento-alvo será o Equipamento do cabeçalho da ordem de serviço somente se o medidor do equipamento for um medidor independente. Entretanto, se o Equipamento do cabeçalho da ordem de serviço for um equipamento secundário em uma hierarquia de ativos cujo equipamento principal tenha a mesma UdM de definição de utilização, e se as definições de utilização tiverem sido estabelecidas como medidores principal-secundário, o Equipamento-alvo poderá ser um elemento principal do Equipamento no cabeçalho da ordem de serviço.

    Equipamento
    Especifique o equipamento no qual deseja inserir a leitura de medidor, se for uma ordem de serviço relativa a vários equipamentos.

    Se já existir uma definição de utilização para o equipamento, o sistema preencherá automaticamente o campo Equipamento com o equipamento do cabeçalho da ordem de serviço. Entretanto, se não houver nenhuma definição de utilização para nenhum dos equipamentos da ordem de serviço ou se a ordem de serviço não for uma OS de vários equipamentos, o campo Equipamento ficará protegido.

    Se você selecionar um novo Equipamento, o sistema atualizará todos os campos do formulário com base na nova combinação dos campos Equipamento-alvo, UdM e Equipamento.

    UdM
    Selecione a unidade de medida.
    Nota:  Se a UdM principal no registro de equipamento for igual a uma das definições de utilização existentes para o equipamento, o sistema preencherá automaticamente o campo UdM com a UdM principal do equipamento.
    Tipo de entrada
    Selecione uma das seguintes opções:
    Leitura
    Selecione esta opção para inserir a leitura atual do medidor.
    Nota: Apenas poderá inserir a Leitura se o medidor for selecionado como Medidor para cima/para baixo na guia Medidores na página Ativos, Posições, Sistemas ou Localizações.
    Diferença
    Selecione a opção para inserir a diferença entre a última leitura e a leitura atual.
    Data/hora
    Especifique a data e hora da leitura do medidor.
    Novo valor
    Especifique o valor da leitura do medidor.
  4. Clique em Enviar.

    Esta tabela mostra como o sistema atualiza a lista de Leituras do medidor com as seguintes informações:

    Campo Valor
    Último valor Indica o valor da leitura do medidor anterior.
    Nota:  O Último valor é zero, quando o novo registro de leitura do medidor for a primeira entrada efetuada para o UdM do Equipamento-alvo.
    Medidor Identifica o medidor da leitura.
    Ponto retorno a zero (medidor) Indica o valor no qual o medidor efetua o retorno.
    Utilização total Indica a soma da Utilização total anterior e a diferença entre o Novo valor e o Último valor.
    Utilização desde a última OS Indica a diferença entre a Utilização total atual e a utilização na hora e data em que a última ordem de serviço do Equipamento-alvo foi fechada ou concluída.
    Utilização média diária. Indica o valor do uso médio diário de UdM do equipamento-alvo com base no número de leituras especificado nas definições de uso.
    Última leitura Indica a data e a hora da leitura atual/mais recente inserida no medidor lógico/físico.
    Data da última leitura Indica a diferença (em dias) entre as datas da Última leitura e a data e hora atuais do sistema.

    Se um registro de medidor físico for anexado à definição de utilização do equipamento, o sistema também atualizará o registro de medidor físico, preenchendo o campo Último valor do medidor físico com um valor igual à leitura atual ou à leitura mais recente. O sistema preenche o campo Utilização desde a instalação com um valor igual à soma do valor anterior no campo Utilização desde a instalação e a diferença entre a Utilização total nova e anterior.

    Nota: Se o Equipamento-alvo selecionado estiver associado a uma ou mais programações de MP, fixas ou variáveis, emitidas de acordo com um intervalo de medidor (utilização), a inserção e a submissão de um Novo valor de medidor poderá emitir ordens de serviço de MP para o Equipamento-alvo e/ou para os equipamentos secundários afetados pela transferência da leitura do medidor. Se algum dos intervalos de medidor do Equipamento-alvo e/ou dos equipamentos secundários tiver alcançado ou excedido o ponto em que uma nova ordem de serviço de MP deve ser emitida, o sistema atualizará automaticamente o status de todas as ordens de serviço de MP baseadas na definição do parâmetro de instalação WORKWOST, desde que não haja nenhuma ordem de serviço emitida para a mesma ordem de serviço de MP do Equipamento-alvo/equipamento secundário.

    O sistema também atualizará o campo Data de início das atividades da próxima ordem de serviço de MP, aplicando a data/hora atuais do sistema; atualizará o número de Revisão da programação de MP, a rota, a lista de materiais e/ou a tarefa para o número atual da Revisão aprovada. O sistema criará reservas para todas as peças em uma lista de materiais da atividade de MP, se necessário, objetos de evento da próxima ordem de serviço de MP baseada na atual estrutura principal definida para o Equipamento-alvo e pontos de inspeção, se a ordem de serviço de MP incluir uma Rota de inspeção. Se uma ordem de serviço de calibração for emitida como resultado de uma leitura, o sistema também copiará todos os dados de calibração na ordem de serviço de MP emitida.